terça-feira, 30 de outubro de 2012

Unidade Regional de Saúde Pública promove palestra sobre a importância da prevenção do câncer de mama



A II Unidade Regional de Saúde Pública (II Ursap), por meio do Programa Regional Saúde da Mulher, realiza palestra sobre a importância da prevenção do câncer de mama. O encontro será amanhã, 31, das 8h às 12h, no auditório da unidade.

O encontro terá como palestrante a mastologista Carolina Diógenes, que falará sobre o câncer de mama, sintomas, prevenção e autoexame. Direcionada aos secretários municipais de saúde, diretores de unidades de referência, servidores da instituição e profissionais da área, o evento faz parte da campanha nacional Outubro Rosa, estratégia que reúne ações de prevenção e combate ao câncer de mama e colo de útero.

"No nosso país, a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Ministério da Saúde (MS) recomendam que as mulheres façam o autoexame da mama, porque não é a nossa realidade identificar esse nódulo quando ele tem apenas um centímetro. A nossa realidade é identificar o nódulo quando ele já é palpável porque nem todo mundo tem acesso a especialistas. Para se ter uma ideia, em Mossoró somos apenas três especialistas para uma população de 270 mil habitantes", disse a mastologista Carolina Diógenes.

Conforme a coordenadora do Programa Saúde da Mulher da II Ursap, Lúcia Oliveira, o Outubro Rosa tem como foco central a prevenção do câncer de mama, destacando a mobilização social e conscientização da prevenção da doença.

"O desafio é sensibilizar a população de que é possível impedir grande parte dos tumores com mudanças de estilo de vida e ainda alertar que, com detecção precoce e tratamento correto, mais de 90% dos cânceres têm cura", explica.

A gerente Iranilde Oliveira Campos, da II Ursap,complementa: "Mulheres com mais de 40 anos devem fazer o exame clínico uma vez por ano e mulheres de 59 a 60 anos também devem fazer mamografia a cada dois anos. A detecção precoce aumenta as chances de cura", alerta.

*Jornal O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário