segunda-feira, 25 de julho de 2011

Professor-enfermeiro aponta submundo do Tarcísio Maia

*Deu no Blog do Carlos Santos

Mais um desabafo incisivo, vindo de profissional com atuação no Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM). Dessa feita é do enfermeiro do pronto-socorro e professor universitário Rafael Soares.

Através do Twitter, ele dá vazão às suas queixas e desapontamentos.
Leia abaixo:

- Ontem foi um dos plantões mais estressantes que já trabalhei no  HRTM. Estamos em uma situação em que se escolhe qual paciente vai ser atendido. Falta estrutura, corpo funcional, material de uso diário, profissionais qualificados e hoje digo sem medo: Faltam profissionais motivados.

- É irritante ver a falta de compromisso e competência administrativa do Governo do RN e da direção do HRTM para com os usuários. O que mais me chateia é o estelionato eleitoral que é feito usando o hospital. Como? Respondo: inaugurar um repouso masculino e só depois de 2 meses colocá-lo em funcionamento. Agora inaugurado, não se monta escala profissional.

- Mas o pior é a “imoralidade e falta de ética” de quebrar um dos princípios basilares do SUS: Equidade. Por que  digo isso?? Respondo também. Durante o dia, quando tinha um paciente apadrinhado político do grupo da governadora Rosalba Ciarlini (DEM), o diretor-geral moveu céus e terras para resolver. Durante a noite, quando o paciente já não era do grupinho, o mesmo diz que não pode fazer nada e que esperemos outro mês para as coisas melhorarem.

- Isto é quebrar a “equidade”, que é princípio do SUS. Sugiro que o secretário da Saúde, Domício Arruda,  mande capacitar os gestores sobre o sistema que eles representam. Até quando o HRTM será usado como cabide político para que determinados grupos (ou seria ‘corja’) ganhem status eleitoral.

- Vidas são ceifadas, humilhadas, marginalizadas ao passo que trabalhadores são massacrados, injustiçados por uma gestão que é incompetente.

Rafael Soares – Enfermeiro Dermatologista – especialista em tratamento de feridas. Enfermeiro do Pronto-Socorro do HRTM/SESAP/RN. Professor da FACENE/RN.

4 comentários:

  1. INFELIZMENTE ESSA É A MAIS PURA REALIDADE DO HRTM E PRINCIPALMENTE NESSA NOVA ADMINISTRAÇÃO,CREIO QUE A PIOR E A MAIS DESPREPARADA DOS 25A DO HOSPITAL!

    ResponderExcluir
  2. Adorei o comentário que o enfermeiro Rafael Soares, postou no twitter, a verdade é que existem muitas pessoas doentes precisando de assistência no HRTM, pacientes em macas nos corredores e o mais preocupante sem atendimento pela simples falta de profissionais. Isso se torna vergonhoso para o governo do RN um hospital Regional que falta estrutura e profissionais que possa abarcar os pacientes que la estão buscando inseridos..

    ResponderExcluir
  3. A nossa sociedade está precisando de mais profissionais como o enfermeiro Rafael que revele sua indignação frente a assitência no HRTM. É vergonhoso para o nosso estado a atual situação da SAÚDE.

    ResponderExcluir
  4. É notorio que 80% dos funcionários concordam com o enf.Rafael,só nao podem expressar opiniao devido as fortes penalidades que isso causariam,ah qto aos 20% dos funcionarios restantes?estao felizes com a nova direção,ganham muitos eventuais,pouco produzem e muitos nem vinculos tem e usam nº de matriculas falsas para receber salarios!
    Salvem o HRTM!!!!!!!!

    ResponderExcluir