terça-feira, 30 de julho de 2013

Genivan Vale assistirá palestra do senador Cristovam Buarque em Natal

O vereador Genivan Vale (PR) segue esta manhã para Natal para assistir a palestra do senador Cristovam Buarque (PDT). A palestra do senador será realizada às 19h30 na Assembleia Legislativa do Estado seráaberta ao público e faz parte do Seminário Verde, uma proposta do Diretório Estadual do Partido Verde do RN, em parceria com a Fundação Verde Herbert Daniel.

Na ocasião, Buarque tratará sobre a Educação brasileira e suas propostas, que incluem a federalização de escolas públicas de educação básica para torná-las modelos de excelência.

“O senador Cristovam Buarque é um nome respeitado na política especialmente por sua atuação como parlamentar na área da Educação, tema que muito nos interessa e por isso, é importante prestigiar o evento e ouvir as suas ideias”, afirma o vereador Genivan Vale.

Cristovam Buarque nasceu em Recife (PE), é formado em Engenharia Mecânica, pela Universidade Federal de Pernambuco. Já na época de estudante começou a se envolver com política estudantil, tendo sido militante da Ação Popular, um grupo ligado à Igreja Progressista de Esquerda. Após o golpe militar de 1964, devido às perseguições da ditadura, decidiu por um autoexílio na França, onde obteve o doutorado em Economia pela Universidade de Sorbonne (Paris). Trabalhou no Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) entre 1973 e 1979, tendo ocupado postos no Equador, em Honduras e nos Estados Unidos. Foi professor da Universidade de Brasília (UnB) e ex-ministro da Educação do Governo Lula.

quarta-feira, 24 de julho de 2013

Genivan apoia luta por mais investimentos da Petrobrás na região oeste


O vereador Genivan Vale (PR) prestou o seu apoio aos trabalhadores petroleiros e petroleiras ,participando ativamente, durante toda a terça-feira (23), de mobilização da categoria contra a retração de investimentos que vem sendo praticada pela Petrobrás no Estado do Rio Grande do Norte e especialmente em Mossoró e região. 

A mobilização dos trabalhadores em forma de protesto se deu por ocasião da vinda do engenheiro e diretor de Exploração e Produção da Petrobrás, José Miranda Formigli, representando a presidenta da Petrobrás, Graça Foster na entrega de tecnologias sociais (cisternas) à produtores da agricultura familiar nas comunidades de Serra Vermelha e Canto do Amaro.

Os trabalhadores paralisaram o tráfego de veículos na BR 110, sentido Areia Branca, nas proximidades da comunidade Sussuarana, já às 5h00 da terça, seguindo até às 10h00. A ação foi organizada e apoiado pelo Sindpetro, Sindicato dos Rodoviários, Central dos Trabalhadores (CTB) e Movimento Pau de Arara.

Para Genivan, que  vem acompanhando de perto a discussão sobre o tema há algum tempo, é preciso, em certos momentos, partir para uma ação a fim de chamar a atenção para o problema:

"Temos percebido os impactos da redução dos investimentos com as demissões e na própria economia local, o que muito nos tem preocupado. Já entregamos um documento à direção executiva da Petrobrás por ocasião de uma Audiência Pública que realizamos na Câmara Municipal para discutir a questão e agora estamos participando das atividades para que num contato com o José Formigli, possamos cobrar por respostas", ressalta Genivan.

O vereador participou dos eventos em Serra Vermelha e depois, na base da Petrobrás no Canto do Amaro onde teve a oportunidade de conversar com pessoalmente com  José Formigli, ao lado dos representantes sindicais e reforçar o pedido dos trabalhadores por investimentos contínuos em Mossoró e Região.



quarta-feira, 10 de julho de 2013

João Maia coordena reunião da bancada com prefeitos do RN em Brasília


O coordenador da bancada federal do Rio Grande do Norte, o deputado federal João Maia (PR-RN), coordenou nesta terça-feira (09/07), na Câmara dos Deputados, a reunião da bancada do RN com a Femurn (Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte) e os prefeitos do Estado, que estão participando da XVI Marcha a Brasília em defesa dos municípios.
A pauta prioritária abordou cinco itens: Aumento de 2% no Fundo de Participação dos Municípios; Reajustes dos Programas Federais; Encontro de contas da Previdência; Reposição das desonerações de IPI e da CIDE e a regulamentação de serviços na Lei Complementar do ISS.
         O deputado João Maia reconheceu a situação dos municípios e disse: "O Governo Federal precisa olhar melhor, pois os prefeitos ficam felizes quando conseguem pagar a folha de pagamento". E indagou: "E os investimentos?", argumentou o deputado.
         O coordenador da bancada do RN também esclareceu que participou nesta terça-feira da reunião que discute o orçamento impositivo. João Maia fez o alerta: "A matéria será votada no dia seis de agosto e aí os recursos das emendas individuais vão ser assegurados e o parlamentar pode destinar para o município e garantir a sua execução".

         Outro ponto detalhado pelo deputado João Maia foi à importância do Pacto Federativo. João Maia pediu que os prefeitos priorizassem suas demandas. "Sem um novo pacto, estados e municípios vão continuar na situação que se encontram atualmente", alertou.
A reunião contou com as presenças do ministro Garibaldi Alves Filho, dos senadores José Agripino e Paulo Davin, dos oito deputados da bancada federal e da governadora Rosalba Ciarlini.
No final da reunião, o deputado agradeceu a presença das 90 pessoas que compareceram, entre prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e secretários.

Fonte: Assessoria do Dep. João Maia

Corte superior a 30% em orçamento da Uern prejudica manutenção da infraestrutura


O incêndio ocorrido no Departamento de Química do Campus Central da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern), na semana passada, expôs a fragilidade da infraestrutura da instituição. O laudo oficial do Instituto Técnico-Científico de Polícia (Itep) irá sair daqui a 30 dias. No entanto, tudo indica que a causa tenha sido um problema elétrico.

Fiação aparente, salas interditadas, fossas estouradas, bancos quebrados, entre outros problemas são comuns em vários locais como na Faculdade de Serviço Social (Fasso/Uern). A diretora da unidade acadêmica, professora Telma Gurgel, diz que o problema está no orçamento da Universidade.

"A Uern pede um volume de recursos e imediatamente já se tem cerca de 30% de corte. Depois de autorizado, ainda tem um contingenciamento de 25%. Isso foi constatado em um estudo do orçamento da Universidade nos últimos dez anos. A Uern não tem recursos suficientes para custeio e investimento. O resultado é essa infraestrutura precária que coloca em risco toda a comunidade acadêmica", esclarece Telma Gurgel.

A diretora chega a citar que alguns equipamentos são comprados através de recursos captados por projetos. "Adquirimos centrais de ar-condicionado com recursos de projetos. No entanto, os equipamentos não foram instalados porque a rede elétrica não suportaria. O incêndio que houve na Fanat (Faculdade de Ciências Exatas e Naturais) comprova as falhas", diz a docente.
A Fanat/Uern já deveria ter um prédio novo para abrigar salas de aula e laboratórios. No entanto, as obras foram iniciadas e paralisadas no final de 2010. O serviço foi retomado em março deste ano, mas os funcionários da empresa responsável pela obra já dizem que haverá nova paralisação.

"A obra foi retomada em março com 17 trabalhadores. No dia 27, assinamos o aviso prévio e outros trabalhadores foram relocados para outras obras da empresa. O que estamos sabendo é que o serviço não está sendo pago. Agora mesmo, só tem eu e um mestre de obras trabalhando", disse o responsável pelo almoxarife.

Para a administração da Uern, a obra continua em andamento. "Oficialmente não nos foi comunicada a paralisação das obras. No entanto, não é estranho o comportamento da empresa. O que nós sabemos é que o Governo do Estado está tendo problemas para o pagamento a empresas", explica Lauro Gurgel, pró-reitor de Administração da Uern.

Ainda segundo ele, já foi feita uma licitação, no valor de R$ 1 milhão, para fazer reparos na estrutura em alguns locais da Uern, como no caso da Fasso e Fanat. "A primeira licitação foi deserta e vamos lançar um novo edital no final deste mês", afirma o pró-reitor.

Sobre a licitação deserta para as obras no Campus Central, o professor Lauro Gurgel esclarece que não é a primeira vez que acontece isso. "Já foram abertas duas licitações para o Campus de Caicó e as duas foram desertas. Não há um estudo sobre isso, mas podemos perceber que as empresas estão deixando de participar de licitações quando os recursos são provenientes do Tesouro do Estado. Quando são obras do Governo Federal ou até mesmo de recursos captados pela Uern, as empresas aparecem", esclarece.

Segundo o pró-reitor de Planejamento da Uern, professor Fábio Lúcio, a previsão para conclusão das obras do novo prédio da Fanat estavam previstas para o próximo ano. "Não foi nos comunicado nada oficialmente e o prazo de conclusão era de 12 a 18 meses, o que indica para o ano de 2014", destaca.

MP instaurou inquérito para apurar precariedades na estrutura física da Uern

Os problemas de infraestrutura no Campus Central chamaram a atenção do Ministério Público do Rio Grande do Norte (MP/RN). No mês passado foi instaurado um inquérito com o objetivo de apurar irregularidades consistentes nas precariedades da estrutura física da unidade acadêmica.
A instauração do inquérito é de responsabilidade da 4ª Promotoria de Justiça da comarca de Mossoró, na defesa da Educação, pela qual responde o promotor Hercy Ponte.
Na portaria publicada pelo MP/RN, o promotor destaca que a educação é direito de todos e dever do Estado e da família e será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Além de apurar as irregularidades na estrutura física, o inquérito também tem como objetivo propor solução extraprocessual ou promover ação judicial adequada.

Comparativo do orçamento autorizado e o orçamento executado da Uern

ANO ORÇAMENTO ESTIMADO ORÇAMENTO EXECUTADO
2007 R$ 176.607,237,14 R$ 91.970.863,60
2008 R$ 183.984.827,87 R$ 109.991.962,62
2009 R$ 195.328.596,41 R$ 126.485.379,22
2010 R$ 203.852.736,36 R$ 144.797.151,14
2011 R$ 212.997.162,41 R$ 168.033.157,00

2012 R$ 257.809.013,30 R$ 184.974.210,14

*Jornal O Mossoroense

quinta-feira, 4 de julho de 2013

Estudantes da Maísa denunciam falta de segurança e atrasos do transporte escolar

A comissão formada pelos vereadores Genivan Vale (PR), Luiz Carlos (PT), Jório Nogueira (PSD), Alex do Franco (PV) e Soldado Jadson (PT do B) foi convidada à conhecer a triste realidade dos estudantes e professores da Maísa e de comunidades adjacentes quanto às péssimas condições do transporte escolar  que leva os estudantes das comunidades próximas à Maísa e faz o trajeto Maísa–Mossoró-Maísa.

A visita realizada ao longo de toda a tarde do último dia 29 de junho constatou que os quatro ônibus contratados para o transporte, todos estão em péssimas condições. O transporte escolar em questão é de responsabilidade estadual, mas, por envolver estudantes mossoroenses que vivenciam cotidianamente a insegurança e o atraso, os vereadores foram chamados a ver de perto a triste realidade que estes enfrentam na tentativa de buscar a resolução do problema.

“Ouvimos relatos de estudantes e professores que colocaram entre as dificuldades que os ônibus chegaram a sair com 40 minutos de atraso e que os alunos têm de deixar a sala de aula mais cedo para a volta, pois um único motorista faz seis viagens por dia. Isso significa dizer que os alunos estão tendo prejuízos nos conteúdos em sala de aula por causa da demora do ônibus e da necessidade de sair antes da aula acabar”, ressalta o vereador Genivan Vale.



Os ônibus possuem bancos quebrados, com estofados rasgados entre outros problemas que comprometem a segurança dos estudantes na estrada diariamente. Um único veículo que deveria transportar no máximo 40 estudantes chega a levar até cem, segundo o relato dos próprios estudantes.

Agora a comissão de vereadores quer conversar com a proprietária dos ônibus, em data ainda a ser decidida, para saber se há atrasos de repasses por parte do Governo Estadual para que possam articular a denúncia e solicitar a melhoria das condições do transporte escolar para a Maísa e Adjacências.


Veja algumas imagens que mostram as péssimas condições dos ônibus, registro do próprio vereador Genivan Vale:





quarta-feira, 3 de julho de 2013

João Maia destaca importância da interiorização dos cursos de Medicina no RN



O coordenador da Bancada Federal do RN, deputado João Maia (PR) comemorou o momento vivido pelo nosso Estado no que diz respeito à interiorização da educação superior, principalmente pela implantação dos cursos de medicina nas regiões do Seridó, através da UFRN e Vale do Açu, pela UFERSA.

A implantação dos cursos de medicina no Seridó e agora em Assú são marcos de grande significado para a interiorização da educação superior no nosso Estado e suas consequências para o desenvolvimento mais igualitário do nosso RN”, frisou João Maia.

O deputado destacou também a importância que a união da classe política, tanto em nível estadual como federal vem tendo para conquistas deste tipo, importantes no desenvolvimento do Estado. “O povo potiguar e todos que abraçaram essa luta estão de parabéns. Agora é trilharmos o caminho da criação da Universidade Federal do Seridó”, finalizou.

Ontem mesmo, o deputado estadual George Soares (PR) confirmou o compromisso de João Maia em destinar emenda parlamentar ao Orçamento Geral da União com o objetivo de atender à obra de construção da futura unidade acadêmica da Ufersa em Assú.

        Fonte: Assessoria do Dep. João Maia