segunda-feira, 17 de março de 2014

Câmara Municipal comemora 162 anos da Emancipação Política de Mossoró



A Câmara Municipal de Mossoró realizará hoje, segunda-feira (17), sessão solene em comemoração aos 162 anos de Emancipação Política do município. Será às 16h, no Teatro Municipal Dix-huit Rosado. Na oportunidade, serão outorgados títulos de cidadania, medalhas e diplomas de reconhecimento, além de outras honrarias aprovadas por unanimidade pelo Plenário da Câmara.

Pela primeira vez, o aniversário da cidade será comemorado no mês de março. Historicamente, a data dedicada ao aniversário da cidade era 9 de novembro, no entanto, a Prefeitura de Mossoró sancionou, em 2013, a lei de autoria do vereador Genivan Vale, que corrige esse, que era considerado pelos historiadores de Mossoró e do Rio Grande do Norte, como um grande erro.

Segundo documentos históricos, Mossoró foi fundada em 15 de março de 1852, através da Resolução nº 246, assinada pelo presidente da então província, José Joaquim da Cunha, elevando Mossoró à condição de vila, desvinculando-se da cidade do Assu. A medida estabeleceu a criação da Câmara, desvinculando-se politicamente do município do Assu, a quem pertencera até então, formando um novo município, sendo elevada a respectiva povoação à categoria de Vila de Mossoró.

A Emancipação Política de Mossoró está registrada na folha 138 do livro 2º de Leis e Resoluções Provinciais, da Secretaria do Governo do Rio Grande do Norte, em 7 de abril de 1852.

De acordo com o vereador Genivan Vale, os historiadores, entre eles Luís da Câmara Cascudo, sempre contestaram a data em que era comemorado o aniversário da cidade. "Documentos históricos comprovam que a cidade foi fundada no dia 18 de março de 1852. Fico feliz que esse erro histórico foi finalmente corrigido. Vários historiadores me procuraram para corrigir este equívoco. Mossoró foi emancipada em 1852. Basta olhar para a bandeira da cidade. Historiadores como Vingt-un Rosado e Câmara Cascudo concordam com essa data. Estamos fazendo história ao corrigir este equívoco", afirmou Genivan Vale.

*Retirado do Jornal O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário