terça-feira, 27 de dezembro de 2011

Prefeitura de Mossoró está aberta para negociar e não deixar fechar a CSDR

A Prefeitura de Mossoró está disposta a custear o plus dos médicos que fazem partos na Casa de Saúde de Dix Sept Rosado (CSDR) por período aproximado há 45 dias, caso seja formada uma comissão para cobrar uma pactuação justa das prefeituras do Oeste com Mossoró.

Esta possibilidade foi confirmada pelo secretário Francisco Carlos, da Secretaria de Cidadania. Segundo, a prefeito Fafá Rosado está disposta a cobrar com firmeza o cumprimento do que é justo, legal, mas fará isto com responsabilidade e humanidade. Esperamos.

Independente desta proposta, o secretário Domício Arruda disse nesta terça-feira que tem uma proposta para apresentar a Prefeitura de Mossoró, aos médicos e prefeitos da região Oeste, para garantir a funcionalidade da CSDR fazendo 600 partos do Oeste do RN.

O impasse na CSDR surgiu a partir de dois problemas, que só podem ser resolvido na instância do Governo do Estado. Primeiro é a pactuação dos municípios do Oeste com Mossoró, que fica muito longe do valor que seria necessário. Mossoró termina pagando a conta.

Segundo é que a tabela SUS para atendimentos de média complexidade é muito baixo e os médicos só aceita se for complementada com 100%. Até agora era complementada pela Prefeitura de Mossoró, que anunciou a suspensão a partir de 1º de janeiro de 2012.

A questão da Pactuação, Domício Arruda pode resolver instalando uma Câmara de Compensação, como já existe em outros estados, para que as cidades que fazem os serviços de saúde recebam os recursos do SUS, como é o caso de Mossoró, Almino Afonso, Natal e outras.

Já a questão da complementação, o Governo do Estado deveria pagar esta complementação em Mossoró, já que já faz isto em Natal. Seria o justo. O natalense não é melhor do que o mossoroense. Os dois são do mesmo estado e tem os mesmos direitos a vida.

Sobre o anuncio da Prefeitura de que a partir de 1º de janeiro de 2012 não pagaria mais plus para os atendimentos dos pacientes de outras cidades seguido do anúncio dos médicos que se isto acontecesse se desligariam do SUS em Mossoró, o próximo episódio será quinta-feira, às 9h, no Auditório da II Regional de Saúde, em Mossoró. É importante a presença de todos.

*Retirado do Retrato do Oeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário