segunda-feira, 12 de agosto de 2013

Comunidade da MAISA reclama melhores condições de atendimento à saúde

O vereador Genivan Vale (PR) participou de reunião na manhã de hoje (12/08/2013) para ouvir os diversos problemas reclamados pela comunidade da Maisa sobre a precariedade no atendimento à saúde prestado na Unidade Básica de Saúde Paulo Jansen Dantas.

A reunião que foi motivada após denúncias feitas ao vereador Genivan durante sua participação no programa de rádio (FM resistência) na semana passada, contou com a participação do vereador Soldado Jadson (PT do B) da secretária de Saúde do Município Jackeline Amaral, sua assessora Amélia Queiroz, a coordenadora municipal do programa saúde da família Danízia Freitas.

Entre as reclamações estão a falta de carro para a realização das visitas domiciliares aos pacientes com dificuldade de locomoção e idosos; Falta de medicamentos psicotrópicos; Ambulância e o carro que realiza a logística da UBS em péssimas condições. Não há Assistente Social na comunidade (a comunidade possui cerca de 16 mil pessoas); Falta manutenção dos equipamentos e da infra-estrutura das Unidades da Maisa e de assentamentos próximos, além de péssimas condições da estrada dos assentamentos Apodi, Real e Montana que freqüentemente estão encaminhando pessoas para a UBS da Maisa por dificuldades de atendimento nos assentamentos. A UBS do assentamento Real, por exemplo, está em condições sanitárias precárias e com enxames de abelhas representando perigo aos pacientes, matagal e formigueiros. A UBS da Maisa também não possui um guarda municipal.

O vereador Genivan Vale ressalta que a população da Maisa está coberta de razão quando reclama das condições precárias e da falta de respeito com a comunidade:

“O nosso mandato vai encaminhar documentos solicitando prazos para que a prefeitura resolva todos os problemas listados pela comunidade e que verificamos nessa visita. Vamos pedir que seja feita uma revisão de zoneamento, caso do assentamento Olga Benário que deveria mandar os seus moradores encaminhar para outros locais e estão encaminhando quase todos para a UBS da Maisa gerando uma superlotação para a realização dos atendimentos. Iremos solicitar nova equipe do Programa Saúde da Família e uma equipe do Núcleo de Apoio ao Saúde da Família (NIASF), pois entendemos que a equipe multiprofissional de nutricionista, fisioterapeuta e etc, poderá reduzir os casos de problemas alimentares, postura que estão sobrecarregando o atendimento médico na comunidade”, completa Genivan.


O vereador conta que a presença da secretária municipal de saúde ouvindo as reclamações e a participação da médica Clínica Geral Lamízia, foram pontos altos para a resolutividade das questões pontuadas, com maior rapidez.

Nenhum comentário:

Postar um comentário