Aprovados no concurso realizado em 2011 para Agente
de Combate a Endemias (ACE) chamam a atenção para a necessidade de convocação
para preenchimento das vagas devido à necessidade de profissionais da área e
proximidade de vencimento do concurso. Segundo eles, com base em relatórios
divulgados por órgãos do município, há em Mossoró 20 áreas descobertas do
combate a doenças endêmicas como a dengue, nas zonas urbana e rural, o que
representa, em média, 20 mil das 73.350 residências da cidade.
"Desde 2011 a Prefeitura vem adiando a convocação dos aprovados para suprir toda a demanda. Hoje a zona rural está completamente descoberta, o que é preocupante porque nessa área as pessoas costumam armazenar água em tonéis, por exemplo, que podem servir de criatório para as lavas do mosquito", conta o membro da comissão de suplentes do concurso de ACE, Paulo Dinarte.
Reforçando a necessidade de contratação de novos ACE, o Centro de Controle de Zoonoses emitiu documento, em 17 de dezembro do ano passado, afirmando ser preciso contratar, pelo menos, mais 30 profissionais para atender às áreas descobertas e mais 20 agentes para realizar trabalho nos programas de combate a doenças como leishmaniose visceral canina, conhecido como calazar, além do controle de roedores e animais peçonhentos, totalizando a recomendação de contratação de 50 aprovados no concurso.
"Foram contratados 66 aprovados no concurso de 2011, sendo quatro deficientes, mas, destes, 15 foram exonerados porque passaram em outros concursos, por exemplo. Dessa forma, o município não cumpre nem a promessa de manter o mínimo de 60 agentes de combate a endemias atuando", disse Paulo Dinarte.
Segundo a secretária municipal de Administração, Francisca Glaudionora da Silveira, por recomendação do Ministério Público Estadual, a Prefeitura Municipal de Mossoró (PMM) está realizando trabalho de auditoria em relação à contratação de 144 agentes de endemias que não teriam realizado prova de concurso público. Ela afirma que, somente após a análise destas contratações o município poderá realizar chamada para novos profissionais na área.
"Estamos atentos ao prazo de vencimento de todos os concursos e devemos terminar a análise dos 144 agentes de endemias em exercício recomendados pelo Ministério Público até o fim de fevereiro. Também estou aguardando a Secretaria de Saúde enviar levantamento de quantos agentes será preciso contratar, mas creio que terminaremos tudo antes que o concurso vença", afirmou Glaudionora da Silveira.
*Fonte: Jornal O Mossoroense
Nenhum comentário:
Postar um comentário