quarta-feira, 28 de abril de 2010

ATO DE PROTESTO

Mossoró será sede de um evento nacional, sobre história. A cidade foi escolhida para receber a XVII edição do Fórum Nacional do Cangaço. Será no período de 8 a 10 de junho, reunindo pesquisadores de todo o país. Durante o evento, os estudiosos vão promover um protesto formal para pressionar o Município a reabrir o Museu Histórico Lauro da Escóssia.

O Fórum do Cangaço foi lançado no sábado (24/04). O presidente da Sociedade Brasileira de Estudos do Cangaço (SBEC), o cearense Ângelo Osmiro, esteve em Mossoró. Ele será substituído no cargo, durante o fórum, pelo professor mossoroense Lemuel Rodrigues.

A idéia é, durante o Fórum, levar os pesquisadores que virão à Mossoró para conhecer pontos históricos da Resistência à Lampião, ocorrida em 13 de junho de 1927. Está acertada a realização de um debate na Capela de São Vicente. Foi exatamente aí que surgiu o problema do Museu. O prédio centenário, que foi sede da antiga Cadeia Pública, onde ficou preso o cangaceiro Jararaca, está deteriorado. O Museu não funciona faz uma década.

"Lamentavelmente o Museu não tem condições de receber esses visitantes", denunciou Lemuel Rodrigues. O futuro presidente da SBEC confirmou que haverá uma visita ao Memorial da Resistência, mas deixou claro que isso não substitui o Museu. Ele explicou que o Memorial é bonito, é importante, mas não tem peso e valor histórico, como teria o Museu.

Extraído do blog de Julierme Torres.

Nenhum comentário:

Postar um comentário