O I Fórum sobre a Destinação Final de Medicamentos Vencidos, realizado nesta quarta-feira (29), no plenário da Câmara Municipal de Curitiba, reuniu representantes de todas as etapas da cadeia produtiva do setor, incluindo os órgãos públicos de saúde e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Promovida pelo vereador Felipe Braga Côrtes (PSDB), a atividade aglutinou representantes dos farmacêuticos, dos empresários do comércio de medicamentos, das secretarias municipais e estaduais de Saúde e Meio Ambiente, pesquisadores e professores universitários, sindicalistas e empresas que trabalham com a destinação final destes resíduos.
O vereador Genivan Vale fez uso da palavra no fórum, representando a Câmara Municipal de Mossoró.
Ao final de três horas de debate, os 50 participantes do fórum decidiram pela criação de um grupo de trabalho, cuja próxima reunião será na primeira quinzena de agosto. O encontro acontecerá novamente no Legislativo municipal, com o objetivo de aprimorar a redação de projeto de lei do vereador Felipe Braga Côrtes, que instituía postos de coleta para medicamentos vencidos nas farmácias e drogarias do município.
O parlamentar elogiou a qualidade do diálogo e os resultados obtidos já na primeira reunião do grupo. “É com iniciativas assim que nós, vereadores, podemos fazer bons projetos de lei para a nossa cidade. A ideia de sugerir a criação de postos de coleta para os medicamentos vencidos partiu de coisas que nós observamos no dia a dia, dentro de casa. Eu já tinha recebido sugestões e comecei a observar, a buscar mais informação. Quando recebem uma destinação inadequada, indo para o lixo comum, os medicamentos são muito poluidores”, afirmou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário