Pelo menos 1.200 crianças mossoroenses em idade escolar estão sem freqüentar a escola desde o final do ano passado. A denúncia é feita por funcionários do Movimento de Integração e Orientação Social (Meios), ONG que o Governo do Estado está esvaziando com o intuito de extingui-lo.
Segundo a pedagoga Márcia Núbia de Oliveira, funcionária da ONG, o Meios recebeu no ano passado a incumbência de matricular 1.200 crianças, cumprindo tal obrigação. No entanto, este ano, o Estado decidiu fechar as creches mantidas pelo órgão, prejudicando as crianças.
“A prefeitura de Mossoró alega que não tem estrutura física nem pessoal suficiente para receber essas crianças. Mas acontece que por lei, elas devem estar em sala de aula, conforme determina a Constituição”, revela a pedagoga.
Para Márcia Núbia, é irrelevante discutir se a culpa é do Estado ou da prefeitura. “O mais importante nesse momento é acabar com esse prejuízo que esses menores estão tendo”, frisa.
Na próxima quarta-feira, 13/4, funcionários do Meios farão um protesto denunciando essa situação. Eles sairão em caminhada da praça Antônio Gomes (praça do Museu Municipal) indo até o Ministério Público, onde denunciarão o caso à Promotoria da Educação. A manifestação terá início às 15h.
*Retirado do Blog do Tio Colorau
Nenhum comentário:
Postar um comentário