sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Mais de 40 mil inscritos em concurso

A quantidade de inscritos para o concurso de professores da rede estadual de ensino ultrapassou o montante de 41 mil candidatos. O número surpreendeu a Secretaria de Estado da Educação e da Cultura (SEEC) que esperava pouco mais de 16 mil inscritos.
A confirmação da inscrição deveria ser realizada até ontem à noite mediante o pagamento da taxa, conforme previa o cronograma do certame. Mesmo assim, a quantidade de inscritos que quitaram a inscrição ultrapassou os 21 mil candidatos até a quarta-feira, dia 26. Ou seja, o número de inscritos confirmados também já superou o esperado.
De acordo com a coordenadora de Recursos Humanos da SEEC, Ivonete Bezerra, a grande quantidade de inscritos dará à Secretaria a possibilidade de um maior número de aprovados. Em outras palavras, isso significa que o banco de dados do Estado irá ter uma maior quantidade de professores na espera para assumir uma vaga na rede estadual de ensino.
O edital disponibiliza 3.500 vagas que, de acordo com o setor de Recursos Humanos, devem começar a ser ocupadas pelos aprovados já no início do próximo ano letivo. "Estamos trabalhando para que todo o processo termine a tempo de convocarmos os aprovados já para as aulas de 2012, de acordo com as necessidades do nosso quadro", esclarece Ivonete Bezerra.
O relatório final com todos os indicadores do concurso só deve ser divulgado na próxima semana pela Fundação Cesgranrio, empresa responsável pela execução do concurso. As provas serão realizadas no dia 20 de novembro na capital, Natal, e ainda em Caicó, Mossoró e Pau dos Ferros. Além da prova, os candidatos serão submetidos ainda a provas de redação e avaliação de títulos.

Ivonete Bezerra explicou que, mesmo tendo recebido uma grande quantidade de inscritos, não deverá haver modificações no que já estava previsto, incluindo mais locais para realização de provas ou mesmo inclusão de outros critérios para seleção. Pelo edital, todo o processo deve ser concluído até o dia 28 de fevereiro do próximo ano.

DIMENSÃO 
Para se ter uma dimensão do montante de candidatos, a quantidade de inscritos é equivalente a toda a população da Cidade de Currais Novos (Seridó) ou ainda se juntasse toda a população das cidades de Monte Alegre e Parelhas (Seridó).

Sindicato : necessidade é maior que oferta
O último concurso público realizado pelo Governo do Estado para convocação de professores foi realizado em 2005. Para Rômulo Arnoud, dirigente do sindicato dos Trabalhadores em Educação no RN, a consolidação do Piso Nacional do Salário do Magistério é um dos motivos que impulsionaram a grande quantidade de inscritos.
Mesmo assim, ele diz que a necessidade de professores para completar o déficit do Estado é muito superior. "A quantidade de profissionais que estão dando entrada com o pedido de aposentadoria é muito alta e ainda temos aqueles que se afastam. Acredito que a necessidade ultrapasse os 4 mil professores", estima ele.
Das três mil e quinhentas vagas ofertadas, pouco mais de 600 devem ser distribuídas entre o polo que concentra as Diretorias Regionais da SEEC (Dired) de Assú (11ª), Mossoró (12ª) e Angicos (13ª).

*Retirado do Jornal de Fato

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Campanha visa ampliar estoque de bolsas de sangue

O banco de sangue no Hemocentro de Mossoró está muito abaixo do normal, o que requer doações urgentes. Para ajudar na melhoria do estoque, a turma de técnicos de enfermagem do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) realizará a 2ª Campanha de Doação de Sangue, segunda-feira (31).

A campanha será realizada das 8h às 17h, na sede do Senac, na rua Dr. João Marcelino, bairro Nova Betânia. As organizadoras, estudantes Jayonara Yuri e Juliana Carla, explicam que a campanha pretende atrair novos voluntários à doação e abastecer banco de sangue do Hemocentro de Mossoró.

Elas alertam que o estoque está zero, o que aumenta a necessidade de doações, sobretudo devido à proximidade das festas de fim de ano, quando as doações diminuem e a demanda por sangue aumenta. "E principalmente porque o estoque está zero, o que é muito arriscado", advertem Jayonara e Juliana.

Exemplo desse risco é o caso de um enfermeiro que morreu em Mossoró, há cerca de 15 dias, porque precisou de plaquetas e não encontrou no banco de sangue de Mossoró. "Por isso que é importante o estoque normalizado, não só para vítimas de acidentes, como também pacientes que precisam de cirurgias", observam.

Segundo as estudantes, uma bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas, já que se pode aproveitar derivados do sangue: plaquetas, hemácias e plasma. Daí, a importância da doação para aumentar o estoque e conscientizar sobre a importância da doação, gesto de solidariedade que pode salvar vidas.

CRITÉRIOS
Para doar sangue, o candidato a doador deve ter mais de 18 anos e menos de 60 anos, ter peso superior a 50kg. Se homem, deve ter doado há mais de 60 dias; se mulher, ter doado há mais de 90 dias; não estar grávida; não estar amamentando; já ter se passado pelo menos 3 meses de parto ou aborto.

O indivíduo também pode doar se não teve hepatite após os 10 anos de idade; se não teve contato com o inseto barbeiro, transmissor da doença de Chagas; não teve malária ou esteve em região de malária nos últimos 6 meses; se não sofre de epilepsia; não tem ou teve sífilis.

O doador também não pode ser diabético; ter tatuagens recentes (menos de um ano); ter recebido transfusão de sangue ou hemoderivados nos últimos 10 anos. Não pode ingerir bebidas alcoólicas nas 24 horas que antecedem a doação. As doações também podem ser feitas na sede do Hemocentro, próximo ao Hospital Regional Tarcísio Maia.

*Retirado do Jornal O Mossoroense

terça-feira, 25 de outubro de 2011

Parabéns, Dentistas!!

Exames de raios X no Pam do Bom Jardim estão suspensos


Há mais de quatro meses, a realização de exames eletivos de raios X, ou seja, de menor urgência, foi paralisada no Centro Clínico Professor Vingt-un Rosado, mais conhecido como Pam do Bom Jardim. A unidade trata-se do único estabelecimento clínico no município credenciado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para esse tipo de procedimento.

No início do mês de junho, devido a um defeito no equipamento os exames foram paralisados. Depois de dois meses, a máquina antiga foi consertada e transferida para o setor de traumatologia do Centro Clínico, passando a atender exclusivamente urgências dos pacientes vítimas de trauma. Enquanto isso, a realização de exames eletivos de raios X permanece suspensa, aguardando instalação do novo equipamento adquirido pela Prefeitura Municipal de Mossoró (PMM).

A diretora do Centro Clínico Professor Vingt-un Rosado, Maria Amélia Queiroz, assegura que, durante esse período, o setor de trauma continuava realizando exames eletivos.

Segundo ela, o equipamento de raios X foi comprado, mas ainda não pode ser instalado porque há necessidade de adequações no local. Quanto a isso, a diretora do Cento Clínico ressalta que as obras que contemplam as medidas de adequações serão iniciadas nesta semana e a reforma deve ser concluída no prazo de 45 dias.

"Até quarta-feira vamos transferir provisoriamente o setor de trauma eletivo para Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do Santo Antônio, enquanto as obras para receber o equipamento novo de raios X são concluídas", explica a diretora Amélia Queiroz.

Antes da paralisação dos exames eletivos, em média, o Centro Clínico Professor Vingt-un Rosado realizava diariamente 100 exames de raios X, somados os procedimentos do setor de traumatologia.

*Retirado do Jornal O Mossoroense

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Hoje haverá a Caminhada pela PAZ em Mossoró

Hoje, a partir das 17h, o Colégio Darwin irá promover uma caminhada com objetivo de chamar a atenção da população para a violência local que vêm preocupando a população nos últimos tempos.

A caminhada "Paz pela paz e não à violência", percorrerá diversas ruas do município, com o objetivo de mobilizar a sociedade para o problema.

O traje é BRANCO, saindo do Colégio Darwin, o roteiro da caminhada será: Rua Adauta Pinheiro; Avenida Diocesana, Avenida João da Escóssia; Rua Nilo França; Avenida Augusto Severo; Rua Coronel Gurgel e Frei Miguelinho; encerrando no Corredor Cultural, mais especificamente, na Praça de Convivência, onde haverá um grande show.

Participarão da iniciativa aproximadamente 30 grupos, como: Banda Inala; Bakulejo; Forró dos Três; Nataly Vox e Banda Abadala; Radiola Club; Nida Lira com o Som da Lira; Pegada de Luxo; Alzinete de Oliveira; Kekely Lira; Simara e Banda Tequila; Banda Axé Novo; companhias teatrais Cia. de Teatro Pão Doce; Cia. Bagana de Teatro; e representantes da cultura local, poeta Antônio Francisco e Zé Lima.

Durante o trajeto, serão distribuídas flores e lenços à população, como forma de conscientizar a sociedade em prol da paz. As crianças também terão espaço no percurso desenvolvido ao longo da caminhada, através do trenzinho da alegria, composto por diversos personagens infantis.


O show acontecerá no corredor cultural. A expectativa dos organizadores é reunir cerca de 20 mil pessoas no primeiro show do gênero realizado em Mossoró, mas que já ocorreu em outras cidades do Nordeste.

Cerca de 50 mil imóveis estão sem combate à dengue em Mossoró

A recente convocação de 34 agentes de endemias pela Prefeitura Municipal de Mossoró (PMM) não resolve a carência desses profissionais nem fortalece o combate à dengue em Mossoró. É que a quantidade continuará insuficiente para cobertura da cidade, segundo o Sindicato dos Trabalhadores da Saúde do Estado do Rio Grande do Norte (Sindsaúde/RN).

É que a Lei Municipal 922/06 determina 170 agentes de endemias em campo em Mossoró, mas o trabalho só é feito por 51 profissionais, o que corresponde a 30% do previsto em lei. A convocação dos concursados elevará para 85 agentes, 50% da lei, ou seja, metade do necessário para eficiente combate à dengue em Mossoró.

Com isso, 59 áreas continuam descobertas em Mossoró, cada uma com entre 800 e mil imóveis. Ou seja, cerca de 50 mil imóveis estão sem receber visitas dos agentes, tornando-se candidatos a criadouros do mosquito transmissor da dengue, Aedes aegypti, e aumentando o risco de expansão da doença em Mossoró.

O coordenador da regional de Mossoró do Sindsaúde, João Morais Pereira, alerta que o combate à dengue é feito de forma ineficiente não pela falta de empenho dos agentes, mas pela insuficiência de profissionais. "Mossoró deveria ter, no mínimo, 130 agentes, mas só terá 85, com os convocados", adverte o sindicalista.

Segundo ele, a convocação dos 34 agentes pouco acrescentará, porque a Prefeitura exonera, simultaneamente, outros 34 que serviam através de contrato provisório de trabalho. "Ou seja, a situação continuará a mesma", lamenta Morais, estimando que os novos agentes deverão começar a trabalhar no dia 15 de novembro.

O sindicalista alerta ainda que a sobrecarga de trabalho tem exigido esforço considerável dos agentes de endemias, que estão trabalhando na forma de arrastão na tentativa de não deixar a população desprotegida. "Mas os próprios trabalhadores reconhecem que a quantidade de agentes é insuficiente", revela.
João Morais lamenta ainda que a convocação de outros agentes só tenha ocorrido após denúncias e pressões do sindicato, que, além da insuficiência de profissionais, trabalha contra a desvalorização da categoria, já que baixos salários desmotivam os servidores. O sindicato reivindica reajuste em gratificações.

População deve ajudar na luta contra doença

Com a insuficiência de agentes de endemias e a proximidade do período chuvoso em Mossoró, torna-se ainda mais importante a participação na comunidade no combate à dengue, cuja ferramenta mais eficiente continua sendo a prevenção. O Departamento de Vigilância à Saúde recomenda medidas simples para evitar focos.

É o caso de não deixar água parada em pneus fora de uso. O ideal é fazer furos nos pneus, para evitar o acúmulo de água. Também não se deve deixar água acumulada sobre a laje da residência nem nas calhas, que onde deve se remover folhas, galhos ou qualquer material que impeça a circulação da água.

Outro cuidado importante é com a vasilha embaixo dos vasos de plantas, que não podem ter água parada e que têm que ficar secas ou cobertas com areia. As caixas de água devem ser limpas constantemente e mantidas sempre fechadas e bem vedadas, como também qualquer outro tipo de reservatório de água.

Vasilhas que servem para animais não devem ficar mais do que um dia com a água sem trocar. Garrafas, latas ou copos devem ser armazenados em locais cobertos e sempre de cabeça para baixo. Se não forem usados, devem ser embrulhados em sacos e descartados no lixo (fechado), entre outras medidas para se evitar acúmulo de água.

*Retirado do Jornal O Mossoroense

Casos aumentaram 15% em comparação à 2010

Até o último dia 14, fechamento do mais recente balanço, o Departamento de Vigilância à Saúde confirmou 1.415 casos de dengue em Mossoró este ano, quantidade 15% maior do que o mesmo período do ano passado. O número é considerado alto pelas autoridades sanitárias, que registraram ainda 2.690 notificações este ano.

Os bairros onde se registram mais casos de dengue, segundo o Departamento de Vigilância à Saúde, são, respectivamente, Santo Antônio, Belo Horizonte, Alamedas e o Planalto 13 de Maio, bairros com mais moradores e com problemas de esgoto e favorecimento de água parada, o que facilita proliferação de focos.

A preocupação é maior com a proximidade das chuvas, quando aumenta consideravelmente o risco de multiplicação de focos, já que o mosquito transmissor se desenvolve em água parada e limpa. A preocupação se justifica pela insuficiência de agentes de endemias para combate aos focos do Aedes aegypti.

*Retirado do Jornal O Mossoroense

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Credenciamento de leitos de UTI neonatal entra em fase final

O processo de credenciamento de mais três leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal na Casa de Saúde Dix-sept Rosado (CSDR) superou sua fase mais difícil: aprovação de documentos pela Gerência Executiva da Saúde, vinculada à Prefeitura de Mossoró, comprovando que a unidade cumpriu todas as dez exigências.

A documentação tem respaldo da Secretaria do Estado da Saúde Pública (Sesap) e o próximo passo será o encaminhamento para o Ministério da Saúde, a fim de publicação no Diário Oficial da União (DOU). Com o credenciamento de mais três leitos, o Ministério passará a custear todas as sete vagas de UTI neonatal de Mossoró.

Segundo especialistas, o procedimento abrirá caminho para instalação de novos leitos em Mossoró. UTI neonatal é importante para reduzir a mortalidade infantil, porque, segundo estatísticas, em cada cem partos, dez são prematuros. Apesar da importância, apenas a Casa de Saúde Dix-sept Rosado oferece o serviço em Mossoró.

O processo de credenciamento já dura mais de um ano, o que motivou a intervenção do Ministério Público. A promotora de Defesa do Consumidor com atuação na Saúde, Ana Ximenes, precisou exigir pressa da Prefeitura de Mossoró na análise da documentação necessária à habilitação, haja vista à importância do serviço.

A última pendência era alvará do Departamento da Vigilância em Saúde, que concedeu o documento, mas com ressalva relativa à comprovação do funcionamento do aparelho de ecodoplecardioterapia. A ressalva motivou uma reunião da promotora Ana Ximenes com auditores da Gerência de Saúde, segunda-feira passada.

"Entregamos os documentos resolvendo as dez pendências exigidas no check list à Gerência de Saúde segunda-feira da semana passada, exigindo absoluta pressa na apreciação, mas fomos surpreendidos com mais uma exigência sexta-feira à tarde, que, na verdade, estava implícita em uma exigência. Isso foi esclarecido na reunião, e a pendência foi resolvida", contou Ana Ximenes.

A UTI neonatal atende bebês prematuros ou com doenças congênitas e é fundamental para salvamento de vidas de recém-nascidos. A carência do serviço pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é diminuída pelo funcionamento de sete leitos na CSDR, porém, apenas quatro estão credenciados pelo Ministério da Saúde.

O credenciamento dos três leitos reforçará o serviço em Mossoró e agora só depende do Ministério da Saúde, já que a Secretaria Estadual de Saúde, que vinha acompanhando o processo, endossa a documentação apresentada e garante pressa no envio para análise definitiva dos técnicos do Ministério da Saúde.


*Retirado do Jornal O Mossoroense

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Saúde pública será debatida ao vivo em Televisão

Hoje, o programa Cenário Político (TV Cabo Mossoró-TCM) terá formato diferente, a partir das 18h45.

“Vamos reunir especialistas para um debate sobre a saúde pública em Mossoró. O tema foi escolhido pelos telespectadores, através de votação no www.portaltcm.com.br, dentro do quadro Você Faz o Cenário”, informa o jornalista Julierme Torres, âncora do programa.

No estúdio do Canal 10 vão estar o gerente de Saúde da Prefeitura de Mossoró, Benjamim Bento, o presidente do Conselho Regional de Medicina, Manoel Nobre, e representantes da Secretaria de Saúde Pública do Governo do Estado.

A jornalista Carol Ribeiro estará no link, direto do Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), trazendo a participação dos populares, de funcionários e dirigentes dessa unidade hospitalar.

Será uma oportunidade de discutirmos os gargalos que dificultam a melhoria do atendimento, focando em alternativas e soluções.
Os telespectadores poderão participar através do link ou pelo telefone (84) 3315-0715.

*Retirado do Blog do Carlos Santos

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Entrevista no Prog. Ministério Público e Sociedade

Hoje, às 19:30h irei participar do programa Ministério Público e Sociedade, na TCM, com o Promotor Fábio de Weimar Thé. Falarei sobre a permuta do Nogueirão e os investimentos do Governo do Estado em Mossoró.

Dia do Médico

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Dia das crianças da Fundação Inácio Vale

A Fundação Inácio Vale, localizada na Rua Tibério Bulamarque, no bairro Barrocas, é composta por cerca de 30 crianças do bairro.

Nesse sábado, 15, foi realizada a festa das crianças, com brincadeiras e apresentações culturais, como a Dança da Boneca Emília, personagem bastante conhecida, carregando cultura desde 1920, no Sítio do Picapau Amarelo, de Monteiro Lobato.

Outra apresentação bastante interessante e emocionante foi sobre inclusão, a qual as crianças apresentaram em libras a canção “Conquistando o impossível” da Cantora Jamily, incentivada através de uma criança da Fundação, que é portador de necessidades especiais.

“Através dele, fizemos este trabalho para aproximar os coleguinhas e mostrar o quão é importante a comunicação e inclusão, não importa a idade”, orgulhou-se Camila Araújo, coordenadora da Fundação.

A festa das crianças foi bastante aproveitada por cerca de 80 crianças, acompanhadas de algumas mães, com brincadeiras em camas elásticas, castelo de ar, animação de palhaço, pipoca, picolé, algodão doce, cachorro-quente e lancheiras.

Parabéns pela dedicação a estas crianças e principalmente pelo projeto de inclusão, que é bastante interessante para que aprendamos desde cedo.



Veja as fotos abaixo:



















sábado, 15 de outubro de 2011

Parabéns, Mestres!


Caros professores e professoras, Parabéns! Que os gestores possam enxergar o obvio: Não há política educacional que resolva se não valorizar os mestres e as mestras, que sem demérito dos demais, são os mais importantes para todos. Viva a EDUCAÇÃO, a grande inimiga dos fisiologistas e populistas!


Feliz Dia do Professor!!

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Genivan Vale faz planos para fortalecer PR

O vereador Genivan Vale (PR) não apenas continua no seu partido de origem, pelo qual foi eleito para o primeiro mandato eletivo em Mossoró, em 2008, como vai mais além.

Recebeu carta branca para assumir o comando do PR em Mossoró, com autonomia para condução de seus destinos, na costura de política de alianças e reordenamento interno.

- Sinto-me prestigiado e o interesse é que a gente fortaleça a sigla com os companheiros que aqui estão e convocando novos partidários.

Ainda faltam definições quanto à passagem de comando partidário, mas Genivan diz que as conversas estão fechadas, faltando apenas o detalhamento dessas providências burocráticas.

O atual presidente do PR em Mossoró é o empresário Marcelo Rosado.
Em 2008, o partido lançou o vereador Renato Fernandes a prefeito, mas apenas elegeu Genivan a vereador.

Até o momento, o partido tem postura de oposição na Câmara de Vereadores, em relação ao governo municipal da prefeita de direito Fátima Rosado (DEM), a “Fafá”.

Na sucessão municipal a ordem é conversar. “Estamos dialogando com os partidos com os quais temos maior afinidade. Não temos uma posição definida e é interessante que ouçamos a todos”, diz.

*Retirado do Blog do Carlos Santos

terça-feira, 11 de outubro de 2011

Dia do Deficiente Físico

Quero compartilhar este belíssimo texto em homenagem ao Dia do Deficiente Físico.


Homem macaco

Eu estava de passagem pela Universidade de Fordhan, Nova York. Meu colega, Jesuíta americano, ao saber que eu gostava de escrever estorinhas leves para jovens, propôs um passeio a Long Island, onde veria alguma coisa sensacional, inesperada e até nunca sonhada por ninguém... Fez-me entrar no carro e saímos...

De fato, o que vi neste passeio é um caso único. Uma fábrica de sapatos projetada só para deficientes físicos. Todas as máquinas foram desenvolvidas pelo proprietário da empresa, Mister Henry Viscardi. Lá se viam máquinas acionadas só por um toco de braço, outras só pelos pés ou alguma perna atrofiada. Havia uma, a que mais me comoveu, manipulada pela boca de um operário tetraplégico!

Henry Viscardi, o dono e criador dessa maravilha de amor, era também deficiente físico. Nascera com as pernas atrofiadas do joelho para baixo e tinha apenas um esboço de pés.

Quando criança, andava com as mãos, segurando dois tocos de madeira, calçados com borracha de pneu. Esse seu modo de andar lhe valeu o apelido de "homem-macaco", dado pelos meninos da escola Cada vez que o chamavam assim, ele saía, pulando com seus tocos de madeira, para ir chorar junto da professora. Um dia, esta resolveu dar-lhe uma sacudidela moral, dizendo:

- Você pode pôr um fim a tudo isso se quiser! É um garoto muito inteligente e pode ser o primeiro da classe. Quando tal acontecer, todos irão respeitá-lo.

Foi dito e feito. Passou a enfrentar aquela situação (ver-se chamado de "homem- macaco") sem lágrimas nem agressividade. Mas, sobretudo, começou a caprichar nos estudos, em pouco tempo estava em primeiro lugar! Acabou-se a zombaria. Ele terminou o primário e o colegial. Entrou para a faculdade e formou-se em engenharia. Casou-se e teve quatro filhas! Abriu uma indústria de sapatos e, em poucos anos, acumulou uma imensa fortuna!

Um dia, de seu carrão milionário, adaptado por ele próprio para ser controlado inteiramente com as mãos, viu um deficiente físico arrastando-se pelas ruas de Nova York. Aquilo doeu-lhe e lhe sugeriu uma grande idéia. Começou a planejar máquinas especiais para deficientes. Foram meses e meses de trabalho, debruçado sobre as pranchetas... E a fábrica saiu do papel. Lá estava eu percorrendo seus pavilhões, saudado por dezenas e dezenas de sorrisos de deficientes... mas não havia deficiência alguma naqueles sorrisos, porque vinham de homens e mulheres muito felizes.

Henry Viscardi é um grande católico, mas sua fábrica, que leva o nome tão bem empregado de "Abilities" (Habilidade), tem emprego para todas as religiões e todos se amam com o mesmo sorriso de felicidade!

- Eu que conheci bem o sofrimento aprendi a socorrer os que sofrem.

Há muitas pessoas sofredoras que, talvez, encontrassem paz e felicidade se procurassem ajudar alguém que sofre tanto ou mais do que elas. Esta é a lição maravilhosa, inesquecível, do milionário deficiente físico que, do alto dos seus milhões de dólares, debruçou-se sobre outros deficientes e os ajudou a encontrar o seu lugar na vida. A Lição do “Homem-macaco"!
Héber Salvador de Lima

Inovações no Laboratório CACIM


O Centro de Análises Clínicas e Imunológicas de Mossoró (CACIM) iniciou nesse sábado, 08, uma mudança em seus horários de serviços.

O CACIM assina mais uma excelência em prestação de serviço, abrindo agora aos sábados, na matriz (Rua Pedro Velho), nos horários de 06h30min às 12h30min.

Durante a semana, o laboratório também estendeu o horário até as 18h00min, dispondo de uma equipe capacitada, que oferece aos seus clientes a garantia e total satisfação no atendimento.

Buscando sempre os melhores equipamentos e inovações tecnológicas, o CACIM há mais de duas décadas vem conquistando a credibilidade e confiança de seus usuários, pacientes e profissionais de saúde, oferecendo qualidade e segurança em análises clínicas.

O laboratório conta com 06 unidades espalhadas pelas diversas regiões de Mossoró.

Gostaria de parabenizar pela excelência nos serviços prestados e na inovação sempre apresentada, sendo de grande valia para todos.

Para mais informações, indico o site www.cacim.com.br, que dispõe de dicas e informações muito úteis para o nosso bem estar.

Parabéns pelo profissionalismo e dedicação aos seus clientes!

segunda-feira, 10 de outubro de 2011

Prédios abandonados do Meios são pontos de uso de drogas e insegurança


Uma estrutura antes utilizada para fins educacionais atualmente está sendo abrigo de viciados em drogas. Assim é a situação de muitos dos prédios do Movimento de Integração e Orientação Social (Meios), fechados há dez meses, desde que o convênio entre a ONG e o Governo do Estado foi encerrado.

Moradores vizinhos aos prédios abandonados temem pela situação. No Walfredo Gurgel, por exemplo, o matagal está tomando de conta de uma das sete creches do Meios. O cenário contribui para que muitas pessoas viciadas se abriguem no local, gerando medo e insegurança à população da região.

As unidades localizadas no conjunto Abolição IV também passam pela mesma situação. Muitos entram nos prédios para se drogarem. Como não tem nenhuma atenção, os espaços também se tornam alvo para ações de vândalos, que deterioram ainda mais a estrutura abandonada.

Em agosto deste ano, um incêndio danificou a estrutura já comprometida pelo abandono da Creche Lairson Rosado, no Abolição IV. As causas reais do incêndio até hoje não foram esclarecidas, mas populares acreditam que o incêndio tenha sido proposital, ocasionado pelos vândalos que costumam "visitar" o local.

A situação de abandono do prédio do Meios já foi denunciada pela jornal O Mossoroense em duas outras oportunidades. A primeira foi veiculada no dia 19 de agosto e a segunda poucos dias depois, devido ao incêndio na referida creche da ONG.

No dia do incêndio, a equipe de reportagem procurou o interventor do Meios, Marcos Lael. Na época, ele declarou que todos os prédios e terrenos que forem patrimônio do Meios serão leiloados para que os salários dos servidores do órgão fossem pagos.

A equipe de reportagem do jornal O Mossoroense tentou entrar em contato com Marcos Leal para saber como está a situação atual e se o leilão dos prédios já tem data para acontecer. No entanto, não obteve êxito em nenhuma das tentativas.

Até 31 de dezembro do ano passado, o Meios atendia em Mossoró aproximadamente 1.200 crianças, que, após a não-renovação do convênio com o governo, estão fora das salas de aula. Atualmente, o Meios está sob intervenção do Ministério Público e apenas o escritório está funcionando, com quatro funcionários.

*Retirado do Jornal O Mossoroense

sábado, 8 de outubro de 2011

Genivan Vale fica no PR e deve assumir comando da sigla

O vereador Genivan Vale decidiu ficar no PR. Em conversa com a executiva municipal do partido ficou acertado que ele vai assumir o comando da legenda em nível de Mossoró.
O passo seguinte para o republicano é iniciar o processo de formação de alianças com vistas às eleições do próximo ano. Já foi feita uma primeira com o PT e serão feitas outras com legendas que integrem a oposição ao atual grupo que comanda a Prefeitura de Mossoró. "O PR deve somar com os partidos de oposição", frisou.
Sobre o posicionamento dele na Câmara Municipal diante da real possibilidade de o deputado federal João Maia, presidente estadual do PR, se tornar aliado da governadora Rosalba Ciarlini, Genivan disse que seguirá a orientação do líder político. "Vou acompanhar a orientação de João Maia", frisou.
No entanto, ele lembra que em nível municipal a legenda está liberada para fechar acordo com quem entender ser o melhor caminho. "João já deixou claro que não vai interferir na posição do PR em Mossoró", acrescentou.
Sobre a data em que vai assumir a presidência do PR, Genivan disse que isso vai depender de uma conversa com João Maia. "Devo me encontrar amanhã com ele em Assú para acertar uma data", concluiu.

*Transcrito do Jornal O Mossoroense

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Cinema itinerante chega a Mossoró com sessões gratuitas para estudantes da rede pública de ensino

De acordo com o Ministério da Cultura, 90% dos municípios do Brasil não possuem cinema. Diante do déficit e para promover o acesso à sétima arte, que um projeto de cinema itinerante vem percorrendo o país. Trata-se da carreta Ultragaz Cultural, que pretende oferecer sessões de cinema gratuitas para alunos de escolas públicas.

E Mossoró é a próxima cidade beneficiada, recebendo hoje e amanhã a carreta com cinema móvel. Das 8h às 18h, o veículo adaptado permanece estacionado na Estação das Artes Elizeu Ventania.

Conforme a organização do projeto, durante os intervalos de cada sessão, o público tem a oportunidade de conhecer a sala de cinema que fica no interior de um extenso caminhão e, caso haja disponibilidade de lugares, assistirem à próxima sessão.

O projeto faz parte das ações de Sustentabilidade da Ultragaz e pretende proporcionar a crianças que não têm acesso à cultura cinematográfica de ter maior contato com a arte e o conhecimento por meio do lazer.

A programação das sessões começa hoje, a partir das 8h, com filme "Toy Story 3", em seguida tem o filme "Zé Colméia". À tarde as sessões serão com os filmes "Meu Malvado Favorito", "Toy Story 3" e "Lixo Extraordinário". Amanhã, as sessões serão com os filmes "Rio", "As Viagens de Gulliver" e "Zé Colméia".

*Retirado do Jornal O Mossoroense

quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Levantamento sobre a situação do combate à dengue em Mossoró

Levantamento mostra a situação crítica que passa a cidade de Mossoró no que se diz respeito à dengue, o LIRAa (Levantamento de Índice Rápido do Aedes Aegypti) mostra mais um aumento em seu percentual, que em dezembro de 2010 era de 6,0%, agora em junho, passou a 6,9%, onde o satisfatório é de menos de 1%, segundo o Ministério da Saúde.

Algo precisa ser feito e um dos pontos que se apresenta com déficit é a falta de agentes para o combate do mosquito. Números mostram o tamanho da carência, nossa cidade tem uma necessidade de pelo menos 60 agentes de endemias. Segundo o último concurso prestado pela PMM, que na falta de 45.000 residências deixam de serem visitadas a cada mês e que cada minúsculo mosquito põe aproximadamente 100 ovos, que se transformam em possíveis transmissores da dengue.

Segue abaixo links das matérias publicadas sobre este caso, mostrando o crescente desequilíbrio, um salto do índice (LIRAa), com grandes números de casos de dengue comprovados (1.323) até o momento, o grau de fatalidade do calazar, que esse ano já foram dois óbitos (15% dos casos), além do crescimento indiscutível de nossa cidade nos últimos anos, elevando o número de habitação, por outro lado houve uma diminuição dos agentes de endemias, em 34 agentes, com o fim de seus contratos.









terça-feira, 4 de outubro de 2011

Três estudantes mossoroenses irão disputar uma vaga na etapa nacional do programa Jovens Embaixadores


Três alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do RN (IFRN), campus Mossoró, foram selecionados entre 49 estudantes na etapa estadual do programa Jovens Embaixadores 2012. Agora os estudantes irão disputar a etapa nacional na tentativa de representar o Brasil.
A etapa estadual do programa Jovens Embaixadores contou com a participação de 49 alunos, sendo que quatros avançaram para a etapa nacional, dentre estes, três estudantes são alunos do IFRN - Campus Mossoró: Késia Nunes, Paulo Vitor e Yuri Loia.
Os candidatos passaram por uma série de avaliações, a primeira delas feita de maneira on-line, em seguida os estudantes realizaram provas escritas e orais, até seleção dos quatro representantes do Rio Grande do Norte.
De acordo com a estudante Késsia Nunes, para eles não importa a decisão final. "Todos já somos mais do que vencedores por nos doarmos como voluntários, por fazermos a diferença através de nossas atitudes no lugar onde vivemos". diz.
Para o estudante Yuri Loia, a oportunidade de ser um jovem embaixador vai ser muito interessante, pois quem for selecionado aprenderá muito na viagem e poderá usar o que ele aprendeu nos trabalhos voluntários.
O estudante Paulo Vitor destaca que ser um jovem embaixador é uma grande responsabilidade, "pois teremos que difundir a cultura brasileira e encontrar elementos na cultura e sociedade americana que possam ser úteis aqui em nosso retorno", afirma otimista.
A etapa nacional consiste em uma análise de todas as avaliações prestadas pelos candidatos, somadas a informações colhidas através de visita realizada pela coordenação estadual à residência de cada um dos participantes.
Ao final, serão 35 estudantes escolhidos para viajar aos Estados Unidos, onde terão a oportunidade de conhecer a cultura norte-americana e representar a cultura brasileira.
A divulgação do resultado final está prevista para a segunda metade de outubro. Os estudante selecionados viajam no dia 6 de janeiro do próximo ano, residindo nos EUA por um período de até quatro semanas.

Programa Jovens Embaixadores

Criado em 2002, o programa Jovens Embaixadores é realizado em parceria com a Embaixada dos Estados Unidos, o Ministério da Educação e Culura (MEC), mais uma série de órgãos públicos e privados de ambas as nações. O ''Jovens Embaixadores'' busca integrar jovens do Brasil e Estados Unidos a fim de estreitar os laços culturais entre os dois povos, contribuindo para uma melhor formação desses jovens.
O perfil requisitado pelo ''Jovens Embaixadores'' é de estudantes que sejam exemplo de liderança, responsabilidade social, excelência acadêmica e que tenham conhecimento do idioma inglês. Os vencedores do programa permanecem a primeira semana da jornada na capital norte-americana, Washington D.C, e em seguida são divididos em grupos e viajam para diferentes localidades do país.


*Retirado do Jornal O Mossoroense

Outubro de greves para o Governo Rosalba Ciarlini

Videocast:


*Panorama Político - Anna Ruth Dantas (Tribuna do Norte)