Há mais de quatro meses, a realização de exames eletivos de raios X, ou seja, de menor urgência, foi paralisada no Centro Clínico Professor Vingt-un Rosado, mais conhecido como Pam do Bom Jardim. A unidade trata-se do único estabelecimento clínico no município credenciado pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para esse tipo de procedimento.
No início do mês de junho, devido a um defeito no equipamento os exames foram paralisados. Depois de dois meses, a máquina antiga foi consertada e transferida para o setor de traumatologia do Centro Clínico, passando a atender exclusivamente urgências dos pacientes vítimas de trauma. Enquanto isso, a realização de exames eletivos de raios X permanece suspensa, aguardando instalação do novo equipamento adquirido pela Prefeitura Municipal de Mossoró (PMM).
A diretora do Centro Clínico Professor Vingt-un Rosado, Maria Amélia Queiroz, assegura que, durante esse período, o setor de trauma continuava realizando exames eletivos.
Segundo ela, o equipamento de raios X foi comprado, mas ainda não pode ser instalado porque há necessidade de adequações no local. Quanto a isso, a diretora do Cento Clínico ressalta que as obras que contemplam as medidas de adequações serão iniciadas nesta semana e a reforma deve ser concluída no prazo de 45 dias.
"Até quarta-feira vamos transferir provisoriamente o setor de trauma eletivo para Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) do Santo Antônio, enquanto as obras para receber o equipamento novo de raios X são concluídas", explica a diretora Amélia Queiroz.
Antes da paralisação dos exames eletivos, em média, o Centro Clínico Professor Vingt-un Rosado realizava diariamente 100 exames de raios X, somados os procedimentos do setor de traumatologia.
*Retirado do Jornal O Mossoroense
Nenhum comentário:
Postar um comentário