quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Campanha visa ampliar estoque de bolsas de sangue

O banco de sangue no Hemocentro de Mossoró está muito abaixo do normal, o que requer doações urgentes. Para ajudar na melhoria do estoque, a turma de técnicos de enfermagem do Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac) realizará a 2ª Campanha de Doação de Sangue, segunda-feira (31).

A campanha será realizada das 8h às 17h, na sede do Senac, na rua Dr. João Marcelino, bairro Nova Betânia. As organizadoras, estudantes Jayonara Yuri e Juliana Carla, explicam que a campanha pretende atrair novos voluntários à doação e abastecer banco de sangue do Hemocentro de Mossoró.

Elas alertam que o estoque está zero, o que aumenta a necessidade de doações, sobretudo devido à proximidade das festas de fim de ano, quando as doações diminuem e a demanda por sangue aumenta. "E principalmente porque o estoque está zero, o que é muito arriscado", advertem Jayonara e Juliana.

Exemplo desse risco é o caso de um enfermeiro que morreu em Mossoró, há cerca de 15 dias, porque precisou de plaquetas e não encontrou no banco de sangue de Mossoró. "Por isso que é importante o estoque normalizado, não só para vítimas de acidentes, como também pacientes que precisam de cirurgias", observam.

Segundo as estudantes, uma bolsa de sangue pode salvar até quatro vidas, já que se pode aproveitar derivados do sangue: plaquetas, hemácias e plasma. Daí, a importância da doação para aumentar o estoque e conscientizar sobre a importância da doação, gesto de solidariedade que pode salvar vidas.

CRITÉRIOS
Para doar sangue, o candidato a doador deve ter mais de 18 anos e menos de 60 anos, ter peso superior a 50kg. Se homem, deve ter doado há mais de 60 dias; se mulher, ter doado há mais de 90 dias; não estar grávida; não estar amamentando; já ter se passado pelo menos 3 meses de parto ou aborto.

O indivíduo também pode doar se não teve hepatite após os 10 anos de idade; se não teve contato com o inseto barbeiro, transmissor da doença de Chagas; não teve malária ou esteve em região de malária nos últimos 6 meses; se não sofre de epilepsia; não tem ou teve sífilis.

O doador também não pode ser diabético; ter tatuagens recentes (menos de um ano); ter recebido transfusão de sangue ou hemoderivados nos últimos 10 anos. Não pode ingerir bebidas alcoólicas nas 24 horas que antecedem a doação. As doações também podem ser feitas na sede do Hemocentro, próximo ao Hospital Regional Tarcísio Maia.

*Retirado do Jornal O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário