quinta-feira, 3 de novembro de 2016

Uern – patrimônio do povo norte-rio-grandense

Não tem como mensurar a importância da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern). São mais de 15 mil alunos, 1.272 docentes, 850 técnicos, 69 cursos de graduação, 73 atividades de extensão e outras dezenas de projetos de pesquisa.

Por traz de todos esses números, a Uern revela o que ela tem de melhor: as histórias de transformação individual e social que ela provoca em todo o território potiguar, e além dele. É a história do filho do agricultor que virou médico, é a história do menino de Governador Dix-sept Rosado que foi estudar nos Estados Unidos, é a história de tantos egressos que fazem mover a economia norte-rio-grandense. É a nossa história. É a história do povo potiguar que vem se transformando ao longo de 48 anos que a Uern passou a fazer parte do Rio Grande do Norte.

Cogitar a possibilidade de privatizar a Uern é, no mínimo, desmerecer todo o seu histórico de luta e relevar o importante papel que ela desempenha em nosso Estado. Em meio a tantas dificuldades, a Uern tem cumprido, com louvor, a sua missão de ser instrumento de inclusão de milhares de jovens ao ensino superior, e tem contribuído de diferentes formas para o desenvolvimento do nosso Estado, com um retorno sócio-econômico muito além dos que os recursos usados para mantê-la.

A crise econômica que o país enfrenta é real, porém buscar soluções simplórias na tentativa de revertê-la não é a melhor saída. É preciso que todos os Poderes, Executivo, Legislativo e Judiciário, possam dar exemplo e façam o dever de casa para poder economizar os recursos públicos, de modo que esses recursos economizados possam ser investidos em áreas prioritárias, como saúde, segurança e educação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário