Caminhar pelas calçadas do centro da cidade tem sido um problema e tanto para pedestres que apresentam dificuldade de mobilidade como idosos e deficientes físicos. Mesmo com ação do Ministério Público e a retirada dos ambulantes das calçadas, ainda há obstáculos que atrapalham a circulação das pessoas. Na tentativa de solucionar o problema, a partir da próxima segunda-feira, 7, a Gerência Executiva do Trânsito (Getran) dará início à operação intitulada "Passeio Livre". Com a operação de fiscalização a Getran pretende garantir a acessibilidade da população e fluidez ao tráfego.
De acordo com o sargento Osnildo Morais, comandante da Guarda Municipal e coordenador dos agentes municipais de trânsito da Getran, o trabalho de orientação dos condutores no que se refere a não estacionarem em faixas de pedestres e calçadas vem sendo feito. Entretanto, segundo o titular, ainda ocorre com muita frequência o descumprimento da legislação prevista no Código Brasileiro de Trânsito (CBT).
"Existe muita reclamação por parte da população em relação à falta de acessibilidade dos pedestres de maneira geral, mas principalmente dos idosos e cadeirantes. Mesmo com o nosso trabalho de orientação, as normas não são obedecidas. Muitos motoristas resistem a seguir a regra e acabam entrando em conflito com os agentes. Por isso, agora partiremos para notificação através da operação 'Passeio Livre'", ressalta sargento Osnildo.
Segundo ele, uma equipe de agentes ficará encarregada exclusivamente de percorrer e fiscalizar os pontos considerados críticos na incidência de estacionamento de veículos no passeio sobre faixa de pedestres ou jardim público.
"Formamos o Grupo de Operação de Trânsito (GOT) para atuar nesse trabalho de fiscalização. Ele é composto de seis agentes de trânsito apoiados por três motocicletas e uma viatura da Getran. Essa medida visa dar mais liberdade de deslocamento do efetivo, que na maioria das vezes atua em pontos fixos. A equipe percorrerá os pontos mais críticos da cidade e toda semana um novo roteiro de vistoria será definido a partir desse critério de incidência", explica sargento Osnildo Morais.
O titular informa que o motorista que for flagrado descumprindo a legislação arcará com as penalidades previstas na legislação vigente. "O artigo 181 do Código Brasileiro de Trânsito enquadra a infração de estacionar em faixa de pedestres mesmo que parcialmente como grave, passível de remoção do veículo, multa no valor de R$ 127 e a perda de 5 pontos na carteira de habilitação", enfatiza sargento Osnildo.
*Retirado do Jornal O Mossoroense
Nenhum comentário:
Postar um comentário