quarta-feira, 30 de maio de 2012

NOTA DE ESCLARECIMENTO DO VEREADOR GENIVAN VALE


O vereador Genivan Vale vem a público prestar os seguintes esclarecimentos acerca da citação do seu nome na operação desencadeada pela Polícia Federal denominada “Vulcano”,  na manhã de terça-feira, 30 de maio de 2012, em Mossoró.

1.    De posse de mandato de busca e apreensão expedido pelo Juiz da Terceira Vara Criminal de Mossoró, visando obter elementos de investigação em curso no setor de combustíveis, agentes da Polícia Federal dirigiram-se esta manhã, por volta das 07:45 ao nosso gabinete na Câmara Municipal de Mossoró, com objetivo, obter cópias da tramitação legislativa do Projeto de Lei do Executivo nº 057/2011, que altera um artigo do Código de Obras e Posturas do Município.

2.    Como também, para que tivessem acesso ao Requerimento No. 113/2012, de nossa autoria, o qual, impedia a votação do supracitado projeto, e ao Projeto de Lei Complementar nº. 0001/2012 que trata da regulamentação da diminuição da distância entre os postos de combustíveis. Lei já aprovada e sancionada pelo executivo que permitirá a abertura de novos postos, aumentando, assim, a concorrência no setor e beneficiando  o consumidor final pela maior oferta do produto (combustível) e consequente diminuição de preço

Essas duas ações do nosso mandato foram realizadas objetivando a defesa do consumidor mossoroense, pois  estimula a livre concorrência, que é salutar em qualquer setor da atividade econômica.

Ambas já de domínio público, pois encontram-se publicadas no JOM (Jornal Oficial do Município) e, portanto,  plenamente disponíveis a qualquer interessado.

Desde já, colocamo-nos à disposição das instituições envolvidas e, principalmente, da sociedade mossoroense para quaisquer esclarecimentos.

Atenciosamente,

Vereador Genivan Vale
 

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Projeto Educação Cidadã


Com o intuito de promover atividades interdisciplinares no âmbito sócio educacional, o fortalecimento, desenvolvimento, e a promoção da educação e da cultura na cidade de Mossoró e regiões circunvizinhas, a Rede Católica de Comunicação, Rádio Rural de Mossoró, lançou há quatro anos o Programa Educação Cidadã, baseado nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN) e no Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), e na Lei de Diretrizes e Bases (LDB- Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996) que rege a educação nacional nas suas mais diferentes abordagens, focos e aplicativos.

Segue abaixo o projeto completo, um projeto super interessante, vale a pena conhecer e apoiar. 





Mais informações com o Professor Sávio Marcellus.

quinta-feira, 24 de maio de 2012

Câmara nos Bairros é realizado com sucesso na Maisa


                            Genivan Vale usa a tribuna durante o Câmara nos Bairros, ontem na Maisa

Quero aqui neste espaço levar os nossos parabéns a todos os funcionários da Camara Municipal de Mossoro pelo excelente trabalho realizado ontem, 23, à tarde, na Maisa.

O projeto câmara nos bairros foi um sucesso, pois tivemos oportunidade de ouvirmos a população e agora devemos providenciar junto à Prefeitura de Mossoró a solução dos problemas relatados.

Ao todo foram votadas e aprovadas 33 Indicações com o peso da autoria de toda a edilidade mossoroense - os 13 vereadores -, as quais, se colocadas em prática pela municipalidade, trarão enormes benefícios para aquela comunidade como um todo.

No entanto, ao fazer uso da Tribuna, alertei aos moradores e assentados que não aceitem mais os discursos fáceis e populistas de alguns que sempre prometem resolver todos os problemas em época de eleição.



Nosso mandato, neste aspecto, sempre teve o cuidado e o compromisso de apresentar Indicações e Requerimentos em todos os anos legislativos e que contemplassem todas as áreas da cidade, inclusive a Zona Rural, como assim aconteceu com o Assentamento Maisa e suas Agrovilas, para onde direcionamos muitas destas ações.

Algo que pode ser facilmente conferido e comprovado em nosso site: www.genivanvale.com.br

 As mudanças vem com luta e mobilização, portanto chega de populismo e enganação.

Arregacemos as mangas, isto sim!

 Vereador Genivan Vale

terça-feira, 22 de maio de 2012

Parabenizando o SINDISERPUM...


Desde já, parabenizamos aos que fazem o SINDISERPUM pelo pronunciamento dado hoje por Marilda Sousa no plenário da Câmara Municipal de Mossoró. Segue abaixo:

NOTA DE AGRADECIMENTO

Os profissionais da educação, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Mossoró (SINDISERPUM) e o Comando de Greve vem a público agradecer aos mossoroenses pelo apoio e solidariedade prestados aos trabalhadores durante a greve da educação.
O agradecimento é extensivo aos alunos, aos pais de alunos, a todo o funcionalismo público e aos diversos segmentos que compõem à sociedade que direta e indiretamente, contribuíram para a luta dos trabalhadores e a defesa de educação pública de qualidade.
Reconhecemos a maturidade do Poder Executivo, ao retomar as negociações com os trabalhadores para que, juntos, se chegasse a uma melhor solução para por fim à greve citada.
Por fim, também apresentamos nosso agradecimento à Câmara Municipal que, num gesto de grandeza, reconheceu a importância de se preservar o Plano de Cargos, Carreira e Remuneração do Magistério (PCCR-M).

Direção do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Mossoró








Camisas começam a ser trocadas para Caminhada Histórica Cultural


Começa amanhã a troca de camisas para a I Caminhada Histórica de Mossoró - História e Cultura, Passo a Passo, no Supermercado Cidade Alternativo (rua João da Escóssia, ao lado do Cemitério São Sebastião). As camisetas são fornecidas mediante doação de dois quilos de alimentos não-perecíveis.
As doações serão entregues a entidades filantrópicas de Mossoró, como a Associação de Apoio aos Portadores de Câncer de Mossoró e Região (AAPCMR), Instituto Amantino Câmara, e os projetos sociais desenvolvidos pela Irmã Ellen, na Lar da Criança Pobre.
Caminhada Histórica de Mossoró será realizada no próximo sábado, e é oportunidade para conhecer e resgatar a história da cidade, que se orgulha de ter sido palco de importantes fatos históricos do Rio Grande do Norte e do Brasil, como o pioneirismo na libertação dos escravos e a expulsão do bando do cangaceiro de Lampião.
A concentração será às 15h, na praça do Museu Lauro da Escóssia, no centro da cidade. A Caminhada percorrerá os 17 monumentos históricos que compõem o corredor cultural da cidade, até chegar à Estação das Artes Elizeu Ventania.
Passará pela Loja Maçônica 24 de Junho, Praça da Redenção Dorian Jorge Freire, Estátua da Liberdade, prédio da União Caixeiral, praça Vigário Antônio Joaquim, Monumento ao Governador Dix-sept Rosado Maia, Catedral de Santa Luzia, Largo Monsenhor Huberto Bruening, Câmara Municipal de Mossoró, praça Rodolfo Fernandes, Praça do Codó, Igreja de São Vicente, Palácio da Resistência, Memorial da Resistência, Teatro Dix-huit Rosado e Estação das Artes Elizeu Ventania.
A pesquisa histórica dos monumentos que compõem o percurso foi realizada pelo historiador Geraldo Maia. O professor Sávio Marcellus é o coordenador cultural do evento. Todo o percurso será acompanhado por guias, que irão explicar aos participantes a importância histórica de cada monumento, constituindo-se assim em uma grande aula de história ao ar livre.
A Caminhada Histórica de Mossoró é uma realização da Viva Promoções, empresa que já realiza a Caminhada Histórica de Natal há cinco anos. O evento está consolidado em Natal, já fazendo parte do calendário anual da cidade. O presidente da Viva Promoções, Jarbas Filho, explica o sucesso do evento.
"A Caminhada Histórica faz com que a população passe a enxergar esses espaços de forma diferente, passando a reconhecê-los como a verdadeira memória da cidade. Além de ser um misto de conhecimento e saúde, um programa que pode ser realizado com a família, com os amigos, constitui uma nova opção de turismo e lazer para a cidade", destacou.
Além de um exercício para o corpo e a mente os participantes vão contribuir com a doação de alimentos para instituições de caridade de Mossoró, já que as camisetas do evento estarão sendo trocadas por dois quilos de alimentos não-perecíveis com esse objetivo.
Os participantes da Caminhada, identificados com a camiseta do evento, concorrerão a uma viagem com acompanhante para um dos mais concorridos pontos históricos do país: o corredor cultural de Salvador, com direito a traslado e hospedagem. Também será sorteado entre os participantes um final de semana no Hotel Thermas Resort.

*Jornal O Mossoroense

Cerca de 20 mil mossoroenses são diagnosticados com diabetes



Cresce em diversas regiões do mundo a quantidade de pessoas com diabetes. De acordo com relatório divulgado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), um em cada 10 adultos tem diabetes. Essa realidade não é distinta do que vem acontecendo em Mossoró, onde cerca de 20 mil pessoas são diabéticas e destas, apenas 5 mil indivíduos sabem que têm a doença.

Segundo o presidente da Associação de Assistência aos Diabéticos e Hipertensos de Mossoró (AADHM), Gledson Antônio Dias, muitas pessoas descobrem que possuem a doença devido a alguma patologia, como problemas cardíacos ou nos rins, alguns chegando a situações extremas, como amputação de membros, por desconhecimento da sua situação.

"Aproximadamente 20 mil pessoas têm diabetes em Mossoró, mas 75% desses indivíduos não sabem que têm a doença, descobrindo-a apenas em situações extremas, nas quais o controle torna-se muito difícil. Dentro desse contingente, as mulheres são as mais afetadas, pois 60% dos casos diagnosticados na cidade são femininos", disse o presidente.

O grande número de mulheres diagnosticadas é justificado principalmente pela maior procura da classe feminina aos consultórios médicos. "As mulheres se cuidam mais, têm a preocupação de fazer exames rotineiros, com isso a maioria dos casos diagnosticados atinge principalmente essa classe. Outro fator que ocasiona uma maior incidência dos casos sobre a mulher é referente à gestação, pois é nessa fase onde muitas mães adquirem a doença, devido ao aumento repentino de peso", explicou Gledson.

A associação tem atuado no município em caráter educativo, ministrando palestras nos presídios e escolas, sobre o que é a doença, como tratá-la, onde buscar ajuda, entre outras informações.

"Gostaríamos de ser mais atuantes na sociedade, no entanto a falta de investimentos tem restringido bastante as nossas ações. Muitas universidades, bem como médicos, enfermeiros, nos procuraram para desenvolver projetos, porém a falta de um espaço impossibilita a concretização dessas iniciativas. Seria muito importante que a prefeitura ou instituições privadas nos ajudassem nessa empreitada, para podermos oferecer um melhor serviço à população", destacou o presidente da associação.

Doença pode ser controlada com diagnóstico prévio

A diabetes é uma doença causada pela deficiência na produção de insulina, hormônio produzido pelo pâncreas e que abastece as células do organismo. A falta desse hormônio provoca a destruição das células e a diabetes. Entre os sintomas mais frequentes estão: o aumento da frequência em urinar, sede exagerada, apetite exagerado, perda de peso, coceiras e doenças na pele, inflamações dos nervos etc.

Caso não seja diagnosticada com antecedência, a falta de tratamento pode causar graves danos ao paciente, como em alguns casos, feridas mal tratadas e a falta de conhecimento da doença pode provocar a amputação de membros.

Segundo Gledson Dias, aqueles que são diagnosticados com a doença não têm encontrado muitas dificuldades em manter o tratamento, pois com a instauração do programa Saúde Não Tem Preço, realizado pelo Ministério da Saúde, qualquer pessoa com diabetes que se dirigir à Farmácia Popular e apresentar a receita terá acesso aos medicamentos.

No entanto, ele ressalta que medicamentos mais caros, como a insulina glagina e a lantus, são mais difíceis de adquirir. "Esses tipos de medicamento não são fornecidos pela rede pública, desta forma os pacientes de baixa renda, que não possuem condições de comprá-los, pois muitas vezes chega o valor de R$ 1.500, entram na Justiça para ter seus direitos e saúde garantidos", ressaltou o presidente da associação.

Segundo levantamento do Ministério da Saúde, o número de internações por diabetes no Sistema Único de Saúde (SUS) aumentou em 10% entre 2008 e 2011, passando de 131.734 hospitalizações para 145.869. Entretanto, houve queda na comparação com 2010, quando foram registradas 148.452 internações.

Em 2009, o Sistema de Informações sobre Mortalidade do Ministério da Saúde notificou 52.104 mortes por diabetes no país. Em 2010, este número subiu para 54.542. Apesar do aumento, observa-se uma desaceleração nos últimos três anos. Entre 2005 e 2007, o percentual de aumento foi de 16% e, entre 2008 e 2010, o número caiu para 7,5%.

*Jornal O Mossoroense

sexta-feira, 18 de maio de 2012

Dia Nacional do Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes



No dia 18 de maio de 1973 a menina Araceli Sanches, de 8 anos, desapareceu. Ela foi drogada, espancada, violentada e morta por jovens provenientes de famílias tradicionais da cidade de Vitória (ES). Tal crime, tão brutal, chocou a sociedade brasileira que pedia justiça, mas as pessoas mais empenhadas em tentar solucioná-lo morreram ou foram afastadas de seus cargos. A sociedade capixaba conhecia os hábitos dos envolvidos, que frequentemente promoviam festas onde crianças eram assediadas, mas ninguém quis depor. Os jovens foram indiciados, mas por falta de provas, foram inocentados.

Alguns jornalistas empenharam-se para que o caso não caísse em esquecimento, e muitos anos depois ainda podiam ser percebidos a indignação e revolta das pessoas em relação ao acontecido. Infelizmente, esse caso não era único e a frequência com que acontecimentos parecidos aconteciam levou grupos de combate à violência infantil buscar alternativas para coibir novos crimes.

Em muitos casos, os envolvidos são membros da própria família ou pessoas próximas, o que prejudica a solução destes crimes por falta de denúncia. Apesar de alguns avanços ocorridos, ainda há muito que fazer para garantir os direitos das crianças e adolescentes do Brasil, e a maior dificuldade para garantir a repressão à exploração é fazer com que as autoridades tenham conhecimento do crime.

É preciso que cada pessoa entenda o seu papel e sua responsabilidade e denuncie qualquer comportamento inadequado por parte de adultos para coibir possíveis crimes. Para isso, é disponibilizado um serviço de atendimento no Brasil todo. Basta ligar o número 100 de qualquer telefone, entre 8h e 22h, e sua denúncia  é imediatamente encaminhada para a Polícia Civil, Conselho Tutelar e Ministério Público.

Não deixe de denunciar. Ajude a garantir os direitos das crianças e adolescentes.

Erika Bataglia da Costa
Mestre em Filosofia e Psicopedagoga
*Fonte: www.unice.br

quarta-feira, 16 de maio de 2012

Pastoral da Sobriedade inicia atividades esta semana



Têm início esta semana as primeiras ações para a implantação da Pastoral da Sobriedade. Em Mossoró, três paróquias foram escolhidas para dar início às atividades da Pastoral, sendo elas as paróquias de São José, de Santa Luzia e do Menino Jesus de Praga.
O pároco da Matriz de São José, padre Eliseu Wilton de Maria, informa que, inicialmente, foram escolhidas quatro pessoas para receberem uma capacitação em Campina Grande. Agora, ao retornarem a Mossoró, estas pessoas passam a agir como multiplicadores, no intuito de formar grupos de auto-ajuda. Estes grupos serão compostos por dependentes, familiares de pessoas que possuem alguma dependência e voluntários.
Ontem, 15, ocorreu a primeira reunião, na Paróquia do Menino Jesus de Praga, no bairro Santa Delmira; hoje, quarta-feira, o encontro ocorre no Centro Catequético Santa Maria Gorete, como parte das ações do grupo da Catedral. Amanhã, quinta-feira, 17, será a vez da reunião do grupo da Paróquia de São José.
Os encontros serão semanais e obedecerão sempre a ordem de datas estipulada para essa semana.
De acordo com padre Eliseu, há 12 passos até que seja concluída a implantação da Pastoral. O primeiro deles está sendo refletido em nível nacional e consiste em admitir a dependência.  A cada semana, uma nova etapa é realizada e o objetivo é fazer com que as pessoas se sintam incluídas na sociedade.
O sacerdote explica ainda que se trata de um trabalho delicado, que irá abordar os mais diversos tipos de dependência. Este trabalho já é desenvolvido em nível nacional e no estado já existe na Arquidiocese de Natal. Agora, Mossoró e Caicó também ganham a Pastoral da Sobriedade.
Padre Eliseu convida as pessoas que possuem algum tipo de dependência, bem como seus familiares, a participarem das reuniões, ajudando no dia a dia.
*Gazeta do Oeste

Agradecimentos...


Agradecendo I
Desde já agradecemos o convite do Professor Milton Marques de Medeiros, Reitor da UERN, para prestigiarmos a Colação de Grau dos Concluintes dos Cursos de Graduação, do 2º semestre do ano acadêmico de 2011 a serem realizadas neste mês de maio.
Parabéns aos Concluintes. Desejamos muito sucesso nesta nova caminhada.

Agradecendo II
Agradecer à MIZU – Cimentos Especiais, pelo convite para a inauguração da sua mais nova fábrica de cimento. A ser realizada no dia 25/05, às 11h no Distrito Industrial da cidade de Baraúna/RN.
Desejamos muito sucesso nessa empreitada. Parabéns!!

Pauta da 22ª Sessão Ordinária da 16ª Legislatura


REQUERIMENTO Nº 234/2012: Requer ao Gerente Executivo da Infraestrutura de Mossoró que seja informado se há estudo de viabilidade técnica e orçamentária para o aumento do canteiro central da entrada do Conjunto Vingt Rosado. 
INICIATIVA: Vereador Genivan Vale
REQUERIMENTO Nº 235/2012: Requer Moção de Congratulação para o Sindicato Rural de Mossoró pela passagem do Dia do Trabalhador Rural, fato que ocorrerá no próximo dia 25 (vinte e cinco) de maio do corrente ano.
INICIATIVA: Vereador Genivan Vale
REQUERIMENTO Nº 236/2012: Requer Moção de Congratulação para os Industriais do rio Grande do Norte pelo transcurso do Dia da Indústria, fato que ocorre no próximo dia 25 (vinte e cinco) de maio do corrente ano.
INICIATIVA: Vereador Genivan Vale
 INDICAÇÃO Nº 1.117/2012: Indico nos termos regimentais a Excelentíssima Prefeita Municipal de Mossoró que determine ao Setor competente providenciar a reestruturação do calçamento da Rua Dona Isaura Rosado, próximo ao Hospital do Câncer de Mossoró.
INICIATIVA: Vereador Genivan Vale
INDICAÇÃO Nº 1.185/2012: Indico nos termos regimentais a Excelentíssima Prefeita Municipal de Mossoró que determine ao Setor competente providenciar a reestruturação do calçamento da Rua Antônio Soares do Couto, no trecho da Marechal Deodoro até a Rua Venceslau Braz, no Bairro Paredões.
INICIATIVA: Vereador Genivan Vale
INDICAÇÃO Nº 1.186/2012: Indico nos termos regimentais a Excelentíssima Prefeita Municipal de Mossoró que determine ao Setor competente providenciar a limpeza da Rua Orlando Dantas, no Bairro Barrocas.
INICIATIVA: Vereador Genivan Vale
INDICAÇÃO Nº 1.187/2012: Indico nos termos regimentais a Excelentíssima Prefeita Municipal de Mossoró que determine ao Setor competente providenciar a reestruturação do calçamento da Rua Argemiro Pontes Carneiro, na 3ª etapa do Conjunto Vingt Rosado.
INICIATIVA: Vereador Genivan Vale

Esclarecimento sobre presença em seminário


Aproveitando o Grande Expediente, da sessão dessa terça-feira,15, o vereador Genivan Vale usou a tribuna para esclarecer e rebater críticas e insinuações maldosas sobre sua participação em um seminário que discute o uso da maconha. O convite partiu de integrantes do movimento que organizou a Marcha da Maconha em Mossoró.

Usando de má-fé, até pelo período do ano eleitoral, algumas pessoas comentaram o assunto deixando entender uma aproximação do vereador do movimento pela liberação da droga. “Aproveito para reforçar minha posição contrária até mesmo ao uso das drogas lícitas, como é o álcool, que tem propaganda em horário matutino e, o combate, deve começar com o endurecimento a partir desse detalhe”, disse.

Na verdade, esclareceu o vereador, ele participou do seminário na condição de bioquímico, para falar dos males que podem ser provocados por essa droga, mas também explicar os benefícios, do seu uso autorizado, no combate a diferentes tipos de enfermidade. Neste caso, um uso monitorado e, como medicamento.

“Chega de hipocrisia, essa é uma questão que precisa ser discutida com coragem, de forma aberta para não permitirmos que famílias sejam destruídas pelas drogas”, reforçou Genivan. Ele, novamente, lamentou que pessoas, inclusive da imprensa, tenham usado de forma maldosa seu envolvimento como profissional da área médica, para tentar passar uma imagem negativa para a comunidade. Lembrou ainda que hoje em Mossoró, por exemplo, não existe nenhum órgão montado para atender ao usuário de drogas, aquele que já se encontra tomado pelo vício e, é isso que tem que ser discutido e cobrado.

*Assessoria CMM

Projeto Câmara Cultural inicia hoje


Hoje, quarta-feira (15), será o lançamento do Projeto Câmara Municipal. O ato acontece às 15h no Plenário do Legislativo mossoroense.

Em sua primeira edição, a Tribuna Cultural homenageará a artista plástica Marieta Lima pelo transcurso do seu centenário.

Seguindo a programação, terá uma exposição do artista plástico Careca; o escritor Caby da Costa Lima, divulgando o livro “Azougue.com 2", a cantora Dayanne Nunes, acompanhada por Diego Nunes; e concluindo com o lançamento da I Caminhada Histórica de Mossoró - História e Cultura.

*Assessoria de Comunicação

terça-feira, 15 de maio de 2012

Parabéns Assistentes Sociais!


Mossoró é o 2º em casos de tuberculose

MARKSUEL FIGUEREDO
Da Redação de Natal

Mossoró está acima da média nacional no diagnóstico da tuberculose. De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde Pública (SESAP), por meio do Programa de Controle da Tuberculose, no ano passado a capital do Oeste registrou 42,6 casos da doença para cada 100 mil habitantes. A média no país é de 38,2/100 mil habitantes.

Ainda segundo a Sesap, em 2011 foram notificados 111 casos de tuberculose em Mossoró, dos quais 14 foram reingressos, ou seja, pacientes que já haviam sido vítimas da bactéria.
O município é o segundo maior notificante da doença, atrás apenas de Natal, que tem 800 mil habitantes, que concentrou praticamente metade dos diagnósticos no Estado - 531 casos. Parnamirim, que tem pouco mais de 200 mil habitantes, ficou com o terceiro lugar, com 82 notificações, e ao lado de Mossoró e Natal, integra a lista dos municípios prioritários no país que necessitam de uma supervisão maior por parte do poder público.
Dos 1.270 casos notificados no RN, os três concentraram 724 ocorrências da doença.

Esse número acima da média nacional é explicado pela coordenadora do Programa de Controle da Tuberculose, Marta Santos. "Mossoró já é uma cidade de grande porte, de aglomerado urbano e que concentra, de certa forma, algumas periferias, além de ter uma população prisional que tem risco de adoecer 60 vezes maior que a população geral, o que facilita a transmissão da doença, pois sabemos que a tuberculose tem um determinante social", explica.

"Natal e Parnamirim também são cidades que crescem a cada dia e com elas temos o aumento desses problemas sociais e do déficit na qualidade de vida", diz Marta Santos, lembrando ainda que praticamente todas as cidades de grande/médio porte do Rio Grande do Norte estão acima da média nacional.

Apesar disso, a coordenadora ainda se preocupa com o número de casos de abandono do tratamento. Em 2011 foi de 6%, o que é considerado alto. "Pensamos que não, mas esse é um número ainda elevado para Mossoró", diz.

Na capital do Oeste, o único local para tratamento de tuberculose é o Hospital Rafael Fernandes, que está com capacidade de internamento reduzido para reforma, orçada em R$ 909 mil. Pacientes estão sendo tratados em salas isoladas no Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM). Em Natal, o hospital para tratamento de tuberculose, que é classificada como doença infecto-contagiosa, é o Giselda Trigueiro.

E seguir o tratamento até o fim, apesar das dificuldades, é a melhor forma para garantir a cura. Segundo o levantamento da Sesap, 68% dos pacientes que realizaram o tratamento se recuperaram da doença. Dos 111 casos notificados, 2,2% tiveram óbito por tuberculose e 5,5% faleceram por outras causas. O número de mortes preocupa as autoridades de saúde.

Mapeamento da doença é feito por região
O mapeamento realizado pelo Programa de Controle da Tuberculose em Mossoró se estende por todo o Estado e está dividido em seis regionais. A primeira delas tem sede em São José do Mipibu e concentra 27 municípios com notificações de 86 casos.

A regional de Mossoró, que concentra algumas cidades do Alto Oeste, registrou 192 casos, sendo 111 só na população mossoroense. A terceira regional tem sede em João Câmara e atende alguns municípios da região Agreste, que diagnosticaram 45 casos da doença em 2011.

Na região Central, o controle é feito a partir de Caicó, que notificou 48 casos entre os municípios. A quinta regional também está localizada na região Agreste, com sede em Santa Cruz e 38 casos registrados.


A sexta tem sede em Pau dos Ferros, com 37 municípios do Alto Oeste e a menor incidência da tuberculose; apenas 18 casos. Em contrapartida, a região metropolitana a apresentar a maior taxa de notificações, com 843 casos.

*Jornal De Fato

sábado, 12 de maio de 2012

Dia do Enfermeiro(a)



Num leito de hospital
Com a dor rasgando a alma
São eles que com dedicação e bondade
Nos amenizam o sofrimento
Com muito amor e calma.

Os sedativos que nos dão
As vezes não resolvem mais
Mas seu semblante tem tanta ternura
E nos transmite tanta paz.

Seja noite, seja dia
Muitas vezes na correria
Lutando contra o tempo
Nos dão força e segurança
E com o olhar tão sereno
Fazem nascer uma esperança.

Cuidando desde o mais velho até a criança
Sem descriminar raça ou cor
Enfermeiras e enfermeiros
Todos vestidos de branco
São anjos de luz enviados por Deus
Para suavizar nossa dor.

Autora: Geslaide R. S. Schneider

Parabéns a todos os Enfermeiros e Enfermeiras que tanto nos fazem bem com esta linda profissão.

sexta-feira, 11 de maio de 2012

CACIM Participa do "De Fato em Ação" neste sábado



Equipe do laboratório realizará testes de glicemia e prestará orientações sobre exames à população

O CACIM participa neste sábado, 12, do projeto “De Fato em Ação”, que acontece na Praça do Pax, das 9h às 12h. O evento é organizado pelo Jornal De Fato e já está na 5ª edição. A ação solidária conta com a parceria de várias empresas da área da saúde e social, juntamente com a Prefeitura Municipal de Mossoró. O objetivo é oferecer às pessoas atendimento médico, orientações preventivas e serviços de utilidade pública. A expectativa dos organizadores é que aproximadamente 1.200 pessoas participem do evento.

O CACIM é parceiro do projeto desde a sua primeira edição. Uma equipe de profissionais do laboratório oferecerá aos participantes testes de glicemia, para detecção do diabetes, e orientações sobre exames. “É uma atividade importante, pois os nossos profissionais entram em contato direto com a população. Muita gente aproveita para tirar dúvidas em relação aos exames e a interação é sempre muito boa”, comenta Juarez Vale, sócio-diretor do CACIM.

Atividades em favor de melhores serviços a população faz parte da política social do CACIM. “Abraçamos esta causa sempre, pois sabemos o quanto é importante levar as pessoas um serviço de qualidade. É nosso dever também promover a cidadania, por isso somos parceiros desde o início do projeto”, destaca Dr. Getúlio Vale, sócio-diretor do CACIM.

Além dos serviços disponibilizados pelo CACIM os participantes poderão receber assistência médica e bucal, indicações de exames, emissão de identidades, orientações preventivas, distribuição de brindes e momentos de entretenimento. A estrutura do evento conta com 10 tendas que receberão os serviços das instituições parceiras do evento.

CACIM – O seu laboratório de confiança.

Central de informações: 84.3323-8800

*Via Elevare Comunicação

quarta-feira, 9 de maio de 2012

Pauta da 20ª Sessão Ordinária


REQUERIMENTO Nº 208/2012: Requer ao Secretário Municipal dos Serviços Urbanos, Trânsito e Transportes Públicos da Prefeitura Municipal de Mossoró que seja informado se há um calendário para coleta de lixo nas Comunidades da zona rural do Município, bem como os dias e horário dos mesmos. 
INICIATIVA: Vereador Genivan Vale

INDICAÇÃO Nº 1.056/2012: Indico nos termos regimentais ao Gerente Regional da CAERN que determine ao Setor competente providenciar o conserto da tampa da rede de esgoto no cruzamento das Ruas Marechal Hermes com a Rua Delfim Moreira, no Bairro Bom Jardim.
INICIATIVA: Vereador Genivan Vale

INDICAÇÃO Nº 1.057/2012: Indico nos termos regimentais a Excelentíssima Prefeita Municipal de Mossoró que determine ao Setor competente providenciar a substituição de lâmpadas (apagadas) da Iluminação Pública da Avenida Leste-Oeste.
INICIATIVA: Vereador Genivan Vale

INDICAÇÃO Nº 1.058/2012: Indico nos termos regimentais ao Gerente Regional da CAERN que determine ao Setor competente providenciar a solicitação de providencias para a desobstrução da rede de esgoto na Rua Epitácio de Carvalho, na 2ª etapa do Conjunto Vingt Rosado.
INICIATIVA: Vereador Genivan Vale

INDICAÇÃO Nº 1.059/2012: Indico nos termos regimentais ao Gerente Regional da CAERN que determine ao Setor competente providenciar o conserto da tampa da rede de esgoto no cruzamento das Ruas Marechal Hermes com a Rodrigues Alves, no Bairro Paredões.
INICIATIVA: Vereador Genivan Vale

INDICAÇÃO Nº 1.060/2012: Indico nos termos regimentais a Excelentíssima Prefeita Municipal de Mossoró que determine ao Setor competente providenciar a colocação de um semáforo no cruzamento das Ruas Wenceslau Brás com a Rua João Cordeiro, no Bairro Barrocas.
INICIATIVA: Vereador Genivan Vale

INDICAÇÃO Nº 1.061/2012: Indico nos termos regimentais ao Gerente Regional da CAERN a solicitação de providencias para a desobstrução da rede de esgoto na Avenida Rio Branco, próximo ao Posto Policial.
INICIATIVA: Vereador Genivan Vale

Vereadores defendem convocação imediata de concursados



Os 38 aprovados em concurso público realizado pela Prefeitura de Mossoró continuam na espera de uma possível convocação para ocuparem o cargo de Agente de Saúde. O assunto ocupou parte dos debates na sessão de ontem, terça-feira, 08, no plenário do legislativo, depois de um encontro realizado entre os representantes dos aprovados no concurso e os vereadores na sala da presidência.

Durante o encontro e também no plenário, foram colocadas diversas situações em que se justificava a convocação, dado a necessidade para melhor assistência da população no setor de saúde. Mesmo assim, os edis resolveram enviar um ofício ao Gerente de Saúde, Benjamin Bento, solicitando informações sobre o quadro atual dos agentes em atividade e, quantos estão a serviço por pessoa.

Um requerimento assinado pelos treze vereadores, que será enviado a Gerência de Saúde e, a própria prefeita Fátima Rosado, para melhor esclarecimento sobre a situação, foi aprovado na sessão de hoje. O concurso foi homologado no dia 18 de maio de 2011, mas até o momento nenhum nome foi chamado para assumir o cargo no município, o que tem gerado preocupação e prejuízo. Alguns dos aprovados tinham emprego certo e, por conta da promessa inicial de convocação imediata, pediram demissão e agora enfrentam dificuldades, com o desemprego. O apoio da Câmara Municipal de Mossoró é vista pelos aprovados no concurso, como última etapa, no sentido de se evitar uma ação junto ao Ministério Público.

*Assessoria de Imprensa - CMM

terça-feira, 8 de maio de 2012

Dia do Profissional de Marketing


Parabéns aos profissionais de marketing pelo dia 08 de maio. Continuem esbanjando criatividade e melhorias nos conceitos da mercadologia. 
Sucesso!!!


segunda-feira, 7 de maio de 2012

Dia do Oftalmologista



"São eles que, com reconhecida dedicação, clareiam as 

paisagens e o horizonte dos que padecem em virtude de 

problemas de visão".

Parabéns pelo seu dia!

Caern alerta que cuidados simples podem evitar 70% das obstruções de esgotos



Pelo menos 70% das ocorrências de obstruções de esgotos em Mossoró poderiam ser evitadas pela própria população. A informação é do responsável pelo atendimento no município da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern), Francisco Bernardino de Assis.
De acordo com Francisco Bernardino de Assis, muitas obstruções que trazem transtornos poderiam ser evitadas se os usuários adotassem medidas simples na utilização das suas instalações hidrossanitárias. Ele informa que a falta de manutenção nas "caixas de gordura" e o lançamento de absorventes, fraldas, papéis e outros dejetos nos vasos sanitários são os principais motivos dos transbordamentos de esgotos nos imóveis.
O profissional lembra que se as caixas instaladas nos quintais não forem mantidas com o lacre podem acumular lixo e água de chuva, gerando um problema comum no dia a dia da unidade de serviço de esgotos.
Outro problema bastante conhecido é a canalização de água de chuva para a tubulação de esgotos, que provoca transbordamentos em vias públicas através das tampas dos "poços de visitas", cada vez que chove. "Tudo isso poderia ser evitado se a água de chuva fosse direcionada à tubulação certa, de responsabilidade da Prefeitura", destaca Bernardino. Os dutos utilizados para coleta de esgotos estão dimensionados para um determinado volume e se for lançado a mais, em algum ponto vai estourar.
Francisco Bernardino informa que reclamações feitas, normalmente, são atendidas em menos de 24 horas e quando demora é porque há impedimentos, principalmente com o fluxo de veículos. Nesses casos o serviço é feito à noite ou nos feriados quando o comércio está fechado e não há movimento nas áreas afetadas com o problema.
A Caern ressalta que o consumidor poderá entrar em contato com a concessionária através de telefone fixo, gratuitamente, ligando para 0800 084 0195, de segunda a sexta-feira, das 6h às 18h. Já nos feriados e finais de semana basta ligar para o número 3315-4608. As equipes trabalham em regime de plantão nos fins de semana e à noite quando for necessário em vias com maior movimento de veículos.

*Jornal O Mossoroense

terça-feira, 1 de maio de 2012

Dia do Trabalhador



No espreguiçar do amanhecer,
A aurora abraça o sol,
Acordando homens e mulheres,
Para os exercícios no arrebol.
Todos correm para os campos da vida,
Na diversidade de suas diferenças.
Com mão no arado, pisam forte
Exultando suas crenças.
Valentes,
Erguem em seus braços,
Bandeiras ferramentas,
No quilate responsabilidade
No uso a função que alenta.
Seja caneta, bisturi,
enxada ou mesmo um liberal,
Não importa o instrumento,
Todos trabalham igual.
Dignificando o tempo,
Marcham ao encontro do promissor,
Prosperidade para o amanhã,
Recompensa do labor.
Abençoadas são as mãos do trabalhador.

FELIZ DIA DO TRABALHADOR!