quarta-feira, 16 de maio de 2012

Pastoral da Sobriedade inicia atividades esta semana



Têm início esta semana as primeiras ações para a implantação da Pastoral da Sobriedade. Em Mossoró, três paróquias foram escolhidas para dar início às atividades da Pastoral, sendo elas as paróquias de São José, de Santa Luzia e do Menino Jesus de Praga.
O pároco da Matriz de São José, padre Eliseu Wilton de Maria, informa que, inicialmente, foram escolhidas quatro pessoas para receberem uma capacitação em Campina Grande. Agora, ao retornarem a Mossoró, estas pessoas passam a agir como multiplicadores, no intuito de formar grupos de auto-ajuda. Estes grupos serão compostos por dependentes, familiares de pessoas que possuem alguma dependência e voluntários.
Ontem, 15, ocorreu a primeira reunião, na Paróquia do Menino Jesus de Praga, no bairro Santa Delmira; hoje, quarta-feira, o encontro ocorre no Centro Catequético Santa Maria Gorete, como parte das ações do grupo da Catedral. Amanhã, quinta-feira, 17, será a vez da reunião do grupo da Paróquia de São José.
Os encontros serão semanais e obedecerão sempre a ordem de datas estipulada para essa semana.
De acordo com padre Eliseu, há 12 passos até que seja concluída a implantação da Pastoral. O primeiro deles está sendo refletido em nível nacional e consiste em admitir a dependência.  A cada semana, uma nova etapa é realizada e o objetivo é fazer com que as pessoas se sintam incluídas na sociedade.
O sacerdote explica ainda que se trata de um trabalho delicado, que irá abordar os mais diversos tipos de dependência. Este trabalho já é desenvolvido em nível nacional e no estado já existe na Arquidiocese de Natal. Agora, Mossoró e Caicó também ganham a Pastoral da Sobriedade.
Padre Eliseu convida as pessoas que possuem algum tipo de dependência, bem como seus familiares, a participarem das reuniões, ajudando no dia a dia.
*Gazeta do Oeste

Um comentário:

  1. que bom ter estas pastorais nesta cidade logo teremos em todo estado com fé em DEUS chegamos la. Amem...
    Lula pastoral da sobriedade nossa senhora de Fatima do parque de dunas Natal-RN

    ResponderExcluir