segunda-feira, 9 de julho de 2012

Colágeno: Você também precisa dele!


Nutricionista Kaline Melo dá dicas sobre colágeno na alimentação.

Seja por saúde ou por estética, a palavra colágeno nunca foi tão citada como nos últimos tempos. Mas, poucos sabem do que se trata e sua importância para o corpo.
O colágeno representa cerca de 25% de toda proteína do organismo humano. Sua função é primordialmente estrutural, ou seja, proporciona sustentação às células, mantendo-as unidas, sendo o principal componente proteico de órgãos como a pele, ossos, cartilagens, ligamentos e tendões. É produzido normalmente no organismo desde que se nasce. Contudo, quando se entra na fase da maturidade, sua deficiência começa a ser notada, com a diminuição da elasticidade da pele, o aparecimento de rugas e o aumento da fragilidade articular e óssea.
“A produção do nosso colágeno depende de outros nutrientes. Então, trabalhos que adicionam vitamina C, por exemplo, em seu conteúdo, obtêm melhores resultados, isso porque a vitamina C está diretamente ligada à síntese de colágeno e glicosaminoglicanas, fundamentais para manter o tônus e a firmeza da derme. Para que haja uma síntese adequada de colágeno, é necessário o sinergismo entre a vitamina C e a ingestão adequada de proteínas que fornecerão os aminoácidos que constituem o colágeno”, explica a nutricionista Kaline Melo.
Segundo Kaline, pesquisas mostram que por volta dos 30 anos o organismo começa a diminuir a produção de colágeno em contraposição à necessidade constante dessa importante molécula no processo de rejuvenescimento e reparação celular.
“Aos 50 anos, nosso corpo só produz em média 1/3 do colágeno que necessitamos, supõe-se que esta seja uma das principais causas do nosso envelhecimento. Com a diminuição do colágeno, os músculos ficam flácidos, diminui a densidade dos ossos, as articulações e ligamentos perdem a elasticidade e a força, a cartilagem que envolve as articulações fica frágil e porosa, com aspecto de almofada. Os cabelos perdem o viço, pois diminui a espessura do fio capilar. Alguns órgãos podem sofrer deslocamento e apresentar mau funcionamento. A pele fica mais fraca, desidratada e sem elasticidade, culminando em flacidez e no aparecimento de estrias; o ganho de reserva lipídica é mais acentuado”, ressalta a especialista.
Esta diminuição acontece tanto para homens como mulheres, porém para as mulheres devido à diminuição do hormônio estrogênio na menopausa, a queda é mais acentuada.
“A perda do colágeno em nosso organismo pode ser atenuada por meio de uma alimentação equilibrada. A dieta rica em proteínas magras estimula a produção de colágeno. Para que o colágeno possa ser sintetizado pelo organismo, é importante consumir alimentos que contenham vitamina C, vitamina E, cobre, selênio, zinco e silício”, explica.
O silício, completa Kaline, está presente no corpo humano (pele, cabelo, unhas, cartilagens, etc..) desde a fase fetal e vai diminuindo com a idade (após os 30 anos). É um oligoelemento que temos no organismo com a função de regenerar as células da pele e estimular as fibras de sustentação (colágeno, elastina).

Repor
A nutricionista Kaline Melo ressalta que no mercado é possível encontrar o colágeno hidrolisado em pó, que é um eficiente aliado contra processos de flacidez tecidual e quando aliado à atividade física torna-se uma excelente fonte proteica capaz de sintetizar massa magra, mantendo assim o aspecto jovial do nosso corpo.
As pesquisas científicas são realizadas com o colágeno hidrolisado, muitas mostrando efeito positivo. Dentre os trabalhos que mostram efeito positivo, encontram-se efeitos benéficos para doenças articulares, isto é o que está mais bem descrito.
“A hipótese é que o colágeno hidrolisado, por ter peptídeos (ligação de poucos aminoácidos) que também podem ser absorvidos, causaria uma sinalização de como se o nosso organismo estivesse degradando o próprio colágeno (pela semelhança destes peptídeos na corrente sanguínea). Isto faria com que o organismo "pensasse": "estou degradando meu colágeno, preciso produzir mais pra recuperar". E então haveria um aumento de produção endógena do colágeno em resposta à presença destes peptídeos na corrente sanguínea”, ressalta Kaline.
Também de acordo com pesquisas científicas, o colágeno hidrolisado em pó permite que o nosso organismo mantenha uma quantidade de massa muscular adequada, ajudando na utilização eficientemente das reservas lipídicas e de açúcar.
“Além disso, o colágeno hidrolisado é um eficiente aliado contra processos de flacidez tecidual e quando aliado à atividade física torna-se uma excelente fonte proteica capaz de sintetizar massa magra, mantendo assim o aspecto jovial do nosso corpo”, completa a especialista.

*Jornal de Fato

Um comentário:

  1. Pessoal, o Colágeno Líquido que lançamos no final do ano passado é uma forma mais prática de consumir o colágeno hidrolisado, pois é só beber.
    Vejam mais no nosso site: www.qualinova.com.br

    ResponderExcluir