segunda-feira, 9 de julho de 2012

Perda de peso - A hora e a vez do óleo de cártamo


Nutricionista Nadja Comaneci explica como se dá a ação do óleo de cártamo


Na luta contra a balança, as pessoas acima do peso recorrem a tudo. Nos últimos tempos, não faltaram produtos sendo colocados à disposição dos “gordinhos” e “gordinhas”, como as mais variadas dietas, shakes, cápsulas, entre outros. Agora, é a vez dos óleos serem usados para esse fim. E, depois do óleo de coco, o óleo de cártamo está se tornando a mania do momento. Porém, como todos os outros produtos que são vendidos como verdadeiros milagreiros para o emagrecimento, o óleo de cártamo também exige cuidados, sob o risco de causar males à saúde dos seus usuários.“Basta um descuido para a mulher apresentar uma irritação, ardência e infecção na vagina, refletindo na vida sexual dos dois”, comentou a psicóloga e sexóloga Carla Cecarello.
A nutricionista do Hospital Rodolfo Fernandes, Nadja Comaneci, informa que alguns estudos mostram que o óleo de Cártamo é um antioxidante natural que possui propriedades que podem acelerar o metabolismo das gorduras, auxiliando assim, no controle da obesidade. “Essa característica se dá porque alguns dos nutrientes presentes no óleo conseguem inibir a ação de uma enzima específica (LPL – Lípase Lipoproteica), que tem a função de transferir a gordura presente na corrente sanguínea para o interior das células adiposas”, explica.
Nadja acrescenta que as células adiposas são responsáveis por armazenar a gordura corporal que compõe o tecido adiposo do corpo humano. “Quanto maior a atividade dessa enzima, maior a quantidade de gordura armazenada”, observa a nutricionista, ao destacar a importância da ação do óleo de cártamo na inibição dessa enzima.
Ainda, segundo Nadja, o óleo de cártamo possui uma atividade energética e também uma quantidade de Ômega 3 e 6 em sua composição. “Mais deve salientar-se que todo e qualquer consumo de suplemento deve ser acompanhado por um profissional, pois em casos de consumo em excesso pode fazer efeitos adversos à saúde”, alerta a nutricionista.
O uso do óleo de cártamo depende da necessidade do paciente e são levados em conta alguns itens, como peso e a prática de atividades físicas. Nadja explica que o tratamento mais comum é o uso de duas cápsulas ao dia.
O efeito do produto depende da realização de atividades físicas e os resultados podem ser sentidos a partir do vigésimo dia de tratamento, podendo a perda de peso chegar a dois quilos nesse período. “O efeito do tratamento varia e depende do metabolismo do paciente”, atenta a nutricionista.

PRECAUÇÕES
De acordo com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), o óleo de cártamo é uma matéria-prima usada para produção sintética do ácido linoleico conjugado (CLA), devido à quantidade elevada de ácido linoléico (ômega 6). O CLA, no entanto, é uma substância não permitida na área de alimentos da Anvisa, por não haver comprovação da segurança de seu uso, além de sua eficácia. Para conseguir registro junto à Anvisa, o óleo de cártamo deve apresentar um laudo que comprove que o CLA não foi adicionado, produzido ou concentrado durante o processamento do óleo.
Entre os fatores que levaram a Anvisa a proibir sua comercialização, estão evidências científicas de que a suplementação com CLA pode causar efeitos adversos, como aumento do fígado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário