terça-feira, 10 de julho de 2012

UBS do bairro Santo Antônio é fechada por falta de segurança



A Unidade Básica de Saúde (UBS) Doutor Chico Costa, situada no bairro Santo Antônio, fechou suas portas ontem (9) devido à falta de segurança no local. De acordo com funcionários da instituição, na última sexta-feira (6), dois indivíduos armados entraram no posto e fizeram ameaças a pessoas que trabalham no ambiente. Segundo funcionários, a UBS ficará fechada por tempo indeterminado, até que as autoridades competentes tomem medidas cabíveis para sanar a insegurança do local.

O Assistente de Serviços Gerais (ASG) Raniere Gomes explicou que o fechamento da UBS foi a única forma encontrada pelos funcionários para chamar a atenção da Gerência Executiva de Saúde para o problema da falta de segurança do local.

"Esse não é o primeiro incidente que ocorre em nossa unidade de saúde. Vivemos nessa situação há cerca de 4 anos, nesse período solicitamos diversas vezes à gerência que enviasse algum segurança para o local. No entanto, eles nos dizem que a Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que fica aqui ao lado, tem um profissional para atender os dois órgãos. Porém, isso não acontece, já que o segurança não pode abandonar seu posto de trabalho na UPA para atender a UBS", diz.

A Auxiliar de Saúde Bucal (ASB) Márcia Diana informou que o incidente da última sexta-feira tem feito parte da rotina na UBS.

"A gente vive com medo por aqui, pois recebemos ameaças constantes dos comunitários. Vários deles drogados entram no posto armados, invadem os consultórios, ameaçam os profissionais. A diretora e médico do posto já foram agredidos. Soma-se a isso o fato de que apenas há alguns dias houve um assalto ao laboratório da unidade. Portanto, resolvemos fechar a unidade até a gerência tomar uma providência".

Segundo a coordenadora da Atenção Básica de Saúde de Mossoró, Graça Alves, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município irão receber um guarda municipal.

"Foi realizado na cidade um concurso para prover profissionais na área de segurança. Estamos concluindo com estas pessoas uma capacitação e, em seguida, enviaremos um profissional para cada UBS do município. Antes disso, estaremos enviando um segurança para o Posto Chico Costa, para que este possa continuar suas atividades. No entanto, deve-se ressaltar que essa é uma situação vivenciada em diversas regiões de Mossoró e não podemos evitar que elas aconteçam, cabe a nós apenas tentar evitar", declarou a coordenadora.

 *Jornal O Mossoroense
_______________________________________________________________________________
Nota do Blog:
Solidarizo-me com os servidores da UBS do Santo Antônio, bem como das outras Unidades Básicas de Saúde, pois é inadmissível a falta de segurança nestes órgãos. Desde fevereiro de 2011, entramos com uma indicação para que fosse disponibilizada a colocação de Guardas Municipais. Segue abaixo a cópia:


Nenhum comentário:

Postar um comentário