terça-feira, 3 de julho de 2012

Quebra de equipamentos de poços da Caern deixa mais de 130 mil pessoas em Mossoró sem água



As queixas sobre a falta de água em determinados bairros já tornaram-se rotineiras na cidade. No entanto, nos últimos dias, a reclamação tem sido generalizada. E não é para menos. A recente interrupção do abastecimento afetou moradores dos conjuntos Vingt Rosado, Costa e Silva, Abolição IV e Abolição III, Santa Delmira, Integração, Monsenhor Américo Simonetti, Walfredo Gurgel e Parque Universitário; e os bairros Alto do Xerém, Belo Horizonte e Alto de São Manoel.

Conforme o gerente da Companhia de Águas e Esgotos do Rio Grande do Norte (Caern) de Mossoró, Neilton Barreto, quatro equipamentos de poços da empresa quebraram simultaneamente. O incidente comprometeu o abastecimento em 50% da cidade, ou seja, mais de 130 mil pessoas em Mossoró estão sofrendo com a falta de água.

Neilton Barreto informa que os poços responsáveis pelo abastecimento desses bairros pararam devido a problemas mecânicos. "No Abolição IV, a adutora está abastecendo a região, porém está funcionando em regime de racionalização, desta forma em vez de faltar água, deve estar chegando ao conjunto com a pressão menor do que a usual".

O gerente explica que quando um poço quebra, a Companhia utiliza a água da adutora Jerônimo Rosado para amenizar o problema da falta d'água na respectiva localidade enquanto a situação não é resolvida. Porém, desta vez foram quatro poços quebrados ao mesmo tempo, e a medida paliativa do abastecimento com a água da adutora não está sendo suficiente para suprir a demanda atingida pela situação.

"Esse foi um caso excepcional. Nunca quatro equipamentos deram defeitos ao mesmo tempo. Estamos fazendo o possível para resolver a situação o mais rápido possível", diz Barreto. O gerente da Companhia informa que ontem, 2, dois dos quatro poços tubulares que estavam sem produzir água foram reativados. Os técnicos continuam trabalhando para reativar os demais poços, e a previsão é que até o final da próxima semana a distribuição de água estará totalmente normalizada.

Enquanto aguardam a resolução do problema, os moradores se queixam dos transtornos causados pela falta de abastecimento. De acordo com Elisandra Maria, moradora do Abolição IV, há dias está faltando água na região. "Minha casa tem um tanque e uma caixa d'água de grandes dimensões. No entanto, os dois recipientes já estão vazios. A gente tem dificuldade até para realizar atividades rotineiras, como lavar roupa e louças. Estamos lavando apenas o necessário, para podermos economizar", afirmou Elisandra.

O mesmo problema vem passando os moradores do Costa e Silva, como esclareceu a estudante Natália Lima. "O problema de água aqui, no Costa e Silva, já está durando aproximadamente 21 dias, gerando diversos transtornos, principalmente nas atividades domésticas. A situação fica mais complicada porque moro em um residencial, no qual não dá para ter acesso a carro-pipa, ou seja, se a situação piorar, não tenho essa alternativa para remediar o problema", diz.

No bairro Belo Horizonte a situação vivenciada pelos moradores não é diferente. A dona de casa Luzia Lima conta que desde a última quinta-feira, 28, a água não chega às torneiras. "O problema de falta d'água é constante, principalmente depois das obras de saneamento. Aqui, em casa, não temos água para nada. O reservatório que temos já secou. Se não retornar o abastecimento, não sei como vai ser a situação daqui para frente", desabafa a moradora.

*Jornal O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário