quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Festa de Santa Luzia será marcada por novidades



Ao som da Orquestra Sanfônica a imagem da padroeira de Mossoró foi acolhida ontem, 13, no Memorial da Resistência, durante o lançamento da edição 2012 da Festa de Santa Luzia, que reuniu autoridades, profissionais dos meios de comunicação e populares.

O anúncio das novidades foi feito um mês antes do Dia de Santa Luzia. A festa acontecerá no período de 3 a 13 de dezembro e este ano trará como lema ‘Ver com os olhos da esperança’ e como tema ‘Testemunho de esperança’.

Uma das principais novidades apresentadas ontem foi a mudança no percurso da procissão de encerramento, que abandona o trajeto original para desenvolver uma nova rota. De acordo com o vigário-geral da Diocese de Santa Luzia e um dos coordenadores da festa, Padre Flávio Augusto, este ano a procissão sairá do Mosteiro de Santa Clara, às 17h, entrando na Avenida Erondina Cavalcanti, percorrendo a Avenida Presidente Dutra e seguindo em direção à Catedral de Santa Luzia.

A extensão do novo trajeto é de, aproximadamente, 4,6 km, cerca de 500 metros a mais do que o caminho percorrido nos anos anteriores. Padre Flávio comenta que, embora seja mais extenso, o percurso é uma grande reta.

Ele explica que, com a mudança, os moradores do grande Alto de São Manoel terão a oportunidade de vivenciar a procissão e as Clarissas serão valorizadas no ano em que se comemoram os 800 anos de devoção de Santa Clara.

Para tanto, serão disponibilizadas linhas de ônibus especiais e gratuitas, saindo da Praça Rodolfo Fernandes (Praça do Pax), para conduzir os mossoroenses, bem como das paróquias, contemplando os romeiros, em direção ao mosteiro.

Mas o caminho por onde a procissão passava anteriormente não será esquecido. No dia 3 de dezembro, uma carreata percorrerá as ruas do percurso tradicional, anunciando a Festa de Santa Luzia, com paradas em alguns locais como Instituto Amantino Câmara, Centro de Oncologia e Colégio Sagrado Coração de Maria.

A abertura oficial será às 19h30, no adro da Catedral. Na data haverá show de Waldonys e banda. De acordo com Padre Flávio, este ano os festejos serão vinculados ao nordestino Luiz Gonzaga, que tinha esse nome porque nasceu no dia de Santa Luzia e, se estivesse vivo, completaria 100 anos de idade. Essa abertura será também uma forma de resgatar aspectos da nossa cultura. 

A programação religiosa será desenvolvida no período de 4 a 13 de dezembro. Em termos religiosos, o pároco de Santa Luzia, Padre Walter Collini, que também faz parte da coordenação dos festejos, anuncia ainda uma novidade, que é o lançamento do Luzeiro de Santa Luzia. Semelhante a um terço, sendo que formado por três mistérios, com jaculatório contemplando as três virtudes da Virgem de Siracusa – castidade, pobreza e obediência - que será meditado antes das novenas.

O Luzeiro foi elaborado pelos sacerdotes Ricardo Rubens e Antônio Carlos Dantas e será inserido ainda, uma vez por semana, na programação da Rádio Rural.

Padre Walter Collini ressalta a mensagem de esperança trazida pela temática dos festejos. Ele explica que essa é uma das três virtudes básicas teologais – fé, esperança e caridade – e comenta que o mudo está carente dessa virtude e a humanidade está confusa.



Outra novidade da edição 2012 da Festa será o incentivo à doação de córneas. Como lembra Padre Flávio, a mensagem deste ano é direcionada à esperança e a Paróquia quer realizar um trabalho na tentativa de mostrar que a solidariedade precisa ser traduzida em um gesto concreto. A doação de córnea e a doação de sangue, segundo ele, são gestos concretos que podem significar morte para os familiares de quem se foi, mas é um sinal de vida, para quem precisa de um transplante.

PREPARAÇÃO – O cronograma da Festa de Santa Luzia será precedido pelo ‘Abraço à Cidade’, que, segundo informações da assessoria de comunicação da Festa, será dividido em dois momentos. No dia 1º de dezembro, a Imagem da Virgem de Siracusa, juntamente com suas relíquias, percorrerá os bairros de Mossoró. Já no dia 2, à tarde, será realizada a ‘Romaria da Luz aos Impossíveis, com destino ao Santuário de Nossa Senhora dos Impossíveis, em Patu. À noite, o jantar, animado pela Orquestra Harmony, marca o encerramento do ‘Abraço à cidade’.

PARTE SOCIAL - Como já é tradição, no período de 5 a 13 de dezembro, após a novena, no adro da igreja, haverá encenação do Oratório de Santa Luzia, que conta a história da Virgem de Siracusa.

Já ao lado direito da Matriz haverá um palco para apresentações musicais todas as noites. Padre Flávio informa que será montada uma praça de alimentação na Avenida Dix-sept Rosado. A organização da Festa já fechou uma parceria com seis restaurantes da cidade, que montarão suas barracas. Enquanto isso, do outro lado da Igreja, haverá um palco para shows religiosos.

Entre outros eventos, a Festa da padroeira de Mossoró conta ainda com o 3º Pedalando com Santa Luzia, que acontecerá no dia 8 de dezembro, com a 4ª Corrida de Santa Luzia, a ser realizada no dia 9 e com a Motorromaria, que acontecerá na noite de 12 de dezembro, com concentração na frente do Colégio Sagrado Coração de Maria, segundo informações da assessoria de comunicação.


*Jornal Gazeta do Oeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário