segunda-feira, 19 de novembro de 2012

Novo acordo para levar menos sal à mesa


O Ministério da Saúde e a Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação (Abia) firmaram (28/8) um novo acordo para redução de sódio nos alimentos industrializados. Desta vez, temperos, caldos, cereais e margarinas vegetais foram incluídos na lista de alimentos que deverão ter reduzidas as quantidades de sódio, com metas a serem atingidas até 2015, informou o Portal da Saúde (28/8).

O compromisso faz parte do Plano Nacional de Enfrentamento das Doenças Crônicas Não Transmissíveis, lançado em agosto do ano passado, que já estabeleceu a redução da substância em outros alimentos processados, como macarrões instantâneos, pães, biscoitos, salgadinhos e maioneses. Se concluídas todas as etapas, será possível eliminar até 20 mil toneladas de sódio dos alimentos até 2020.

Pesquisa divulgada pelo Portal da Saúde revelou que 22,7% da população adulta têm hipertensão arterial, agravada pelo alto consumo de sódio na alimentação. O sal é a principal fonte de sódio, e a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) é de ingestão de menos de cinco gramas diários de sal por pessoa. O brasileiro, no entanto, ingere mais que o dobro: 12 gramas por dia.

Com o cumprimento do acordo e a queda do índice para o patamar definido pela OMS, o Ministério da Saúde estima que mortes por AVC possam diminuir em 15% e mortes por infarto, em 10%. Medicamentos para hipertensão poderiam ser uma necessidade a menos para 1,5 milhão de pessoas e haveria até mesmo aumento de quatro anos na expectativa de vida.

*Fonte: Revista Radis

Nenhum comentário:

Postar um comentário