terça-feira, 13 de novembro de 2012

Hepatite C e câncer de mama: medicamentos no SUS


Portarias publicadas (26/7) no Diário Oficial da União pelo Ministério da Saúde regulamentaram a incorporação no SUS dos medicamentos trastuzumabe, para tratamento de câncer de mama, e telaprevir e boceprevir, para o tratamento da hepatite C, informou o site da Agência Brasil (26/7).
O trastuzumabe, de alto custo e muito procurado, é um dos mais eficazes no tratamento do câncer de mama, reduzindo chances de reincidência da doença e diminuindo em 22% o risco de morte das pacientes.
Em 2011, o Ministério da Saúde gastou R$ 4,9 milhões para atender a 61 pedidos judiciais do trastuzumabe. Este ano, foram gastos até julho, R$ 12,6 milhões, divulgou o Portal da Saúde (23/7). A aquisição foi possível devido à economia de custos gerada por inovação tecnológica, parcerias público-privadas e a comparação de preços internacionais, explicou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.
O telaprevir e o boceprevir, para o tratamento da hepatite C, fazem parte da classe de inibidores de protease, considerada a mais moderna para combater a doença, e beneficiarão 5,5 mil pacientes com cirrose e fibrose.
A hepatite C é uma doença silenciosa, que pode passar despercebida por até 30 anos (Radis 116). O Ministério da Saúde estima que 1,5 milhão de brasileiros estejam infectados com o vírus. Os medicamentos deverão estar disponíveis no SUS no início de 2013.

*Fonte: Revista Radis

Nenhum comentário:

Postar um comentário