terça-feira, 11 de junho de 2013

SESAP notificou 46 casos de Hanseníase este ano em Mossoró.

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap), por meio do Programa Estadual de Controle da Hanseníase notificou em todo o estado 57 casos de Hanseníase sendo 46 somente em Mossoró.

A Sesap preocupada com o alto índice de casos da doença realiza nos dias 10, 11 e 12 de junho, no auditório da II Ursap, com sede em Mossoró, a Capacitação em Hanseníase, direcionada para médicos, profissionais de enfermagem e fisioterapeutas.

Participam do evento o coordenador do Programa Estadual de Controle da Hanseníase, Paulo Nóbrega, a gerente da II Ursap, Iranilde Oliveira, o Dermatologista do Hospital Giselda Trigueiro, Fernando Cardoso, a Técnica da Sesap Ieda Oliveira e a coordenadora regional do Programa de Controle da Hanseníase da II Ursap, Perpétua Pereira Sales.

Segundo o coordenador do Programa Estadual de Controle da Hanseníase, Paulo Nóbrega, o objetivo do evento é capacitar médicos, profissionais de enfermagem e fisioterapeutas para realizar o diagnóstico clínico da hanseníase e o manejo do paciente no serviço.

A coordenadora regional do Programa de Controle da Hanseníase da II Ursap, Perpétua Pereira Sales comenta que a Ursap notificou 57 casos da doença de janeiro a junho de 2013, sendo 46 residentes em Mossoró, 5 no município de Caraúbas, 1 em Governador Dix-sept Rosado, 1 em Areia Branca, 1 em Grossos, 1 em Serra do Mel e 1 em São Rafael.

Paulo Nóbrega informou ainda que em 2012 a Secretaria de estado da Saúde Pública, notificou 291 casos da doença.

“Os municípios com alta incidência de hanseníase no RN são Lagoa de Pedra, Montanhas, Nova Cruz, Santo Antonio, Caraúbas, Governador Dix-sept Rosado, Mossoró, Patu, Pedra Grande, Taipu, Cruzeta, Bom Jesus, Água Nova, Cel. João Pessoa, Encanto, Frutuoso Gomes, José da Penha, major Sales, Olho d´Água do  Borges e Riacho de Santana”, disse o coordenador estadual do Programa.


No último dia da capacitação com os profissionais, quarta-feira (12) das 8h às 10h30m acontecerá a parte prática com pacientes do Centro Clinico Prof Vingt Un Rosado de Mossoró.

*Jornal De Fato

Nenhum comentário:

Postar um comentário