Os integrantes do Movimento Pau de Arara: Por um transporte público eficiente entregaram agora pela manhã a pauta contendo as reivindicações para que a aplicação do Plano de Mobilidade Urbana esteja previsto na LDO.
No documento o movimento reitera a importância de que este Plano de Mobilidade esteja contido na LDO ainda em processo de aprovação na Casa Legislativa para que haja a efetiva aplicação deste plano.
O movimento expôs a realidade com o número de usuários de transportes públicos no município e das necessidades da população que depende deste transporte.
Veja na íntegra os principais pontos da pauta de reivindicações do movimento Pau de Arara ao legislativo mossoroense:
- Implementação imediata do Plano de Mobilidade Urbana de Mossoró
- Ampliação do horário de linhas comuns, para que os ônibus transitem até meia noite;
- Ampliação dos ônibus para que estes circulem no horário noturno e início da madrugada (os popularmente conhecidos como corujão), funcionando tanto nos finais de semana, bem como em eventos populares e de grande porte, como o Mossoró Cidade Junina;
- Garantia da meia passagem para as/os estudantes, independente de ter crédito na careteira com chip, ou seja, a carteira de estudante deve garantir que estas/estes possam pagar meia passagem em dinehiro ou com crédito na carteira;
- Segurança e iluminação nas paradas de ônibus, prioritariamente, no período noturno e de maior movimentação;
- Que seja efetivada a integração inteligente prevista no Plano de Mobilidade Urbana, e que neste, seja incluso uma integração na parada da UnP;
- Que as/os motoristas possam ter seus direitos trabalhistas garantidos. Assim, exigimos que a figura do cobrador seja assegurada;
- Que os ônibus sejam realmente acessíveis, garantindo assim, que os/as portadores/as de deficiência física, visual e auditiva possam fazer uso do transporte público, bem como seja implementado acentos exclusivos para essas pessoas;
- Que a quantidade de ônibus seja aumentada nos seguintes bairros: Bom Jardim, LiberdadeI, Liberdade II, Planalto, Abolição V (onde o ônibus passa a cada duas horas) Juvenal (os ônibus não cumprem suas rotas), Barrocas (não passa ônibus neste bairro), Santo Antônio (não cumpre os horários ou só passa microonibus), Belo Horizonte (para que passem mais vezes ao longo do dia), Redenção, Sumaré, Aeroporto, Nova Betânia (Não tem ônibus) e Pintos;
- Que os processos de licitação referente a transporte público sejam publicizados, bem como respeitem os princípios da administração pública;
- Melhoramento na infraestrutura das paradas de ônibus e um quadro contendo as informações necessárias sobre o o horário e linhas disponíveis, afixado em cada parada;
- Criação de uma linha direto Centro/Mossoró West Shopping;
- Implementação de circulares gratuitos que façam uma linha e constante entre IFRN-UFERSA-UERN e FACENE, bem como uma linha para UnP e Mater Christi (passando no máximo a cada 20 minutos);
- Garantir que as linhas universitárias sejam permanentes, funcionando tanto nos finais de semana como no período de férias;
- Criação de uma linha telefônica para serviços de atendimento exclusivo aos usuários;
- Criação efetivação das ciclovias, previstas no PMM, contendo rotas em todo o centro, leste/oeste e Costa e Silva;
- Manutenção e fiscalização constante e de modo eficiente dos ônibus;
- Que o SETRANS possa funcionar pelo menos no sábado de manhã;
- Criação de uma linha de transporte público para localidades vizinhas, como Jucuri e as circunvizinhas a base da Petrobrás;
- Sinalização da rotatória da avenida leste-oeste com a BR-110, com foco na extinção dos acidentes e atropelamentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário