sexta-feira, 27 de junho de 2014

Voluntários se mobilizam para limpar o Rio Mossoró

Um grupo de voluntários organiza um mutirão para realizar limpeza no Rio Mossoró, principalmente, nos trechos mais próximos ao centro da cidade. A iniciativa é do jogador de futebol Christian de Melo, que através de divulgação na rede social Facebook, já conseguiu 30 voluntários para ajudar na ação.

Ele contou que criou um projeto denominado “Mossoró eu amo, eu cuido”, que tem o objetivo de incentivar os mossoroenses em diversas ações de proteção ao meio ambiente, como esta. “O rio é nosso. A gente não pode deixar o rio desse jeito, enquanto os outros não fazem nada”, disse.

Além da sujeira provocada pelos próprios moradores nas margens e nas águas do Rio Mossoró, o voluntário destacou que há também esgotos que levam ainda mais poluição para o rio. A situação fica mais complicada também quando chove, já que a chuva leva mais água e, junto com ela, segue o lixo acumulado nas áreas próximas ao rio.

Segundo Christian, a iniciativa nada tem a ver com qualquer político da cidade. Nem mesmo a prefeitura está participando, pelo menos não ainda. O organizador pretende buscar apoio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Ambiental.

Por enquanto, não há entidade apoiando, apenas os próprios voluntários. Também não foi definida uma data para que a ação seja realizada. “Estamos juntando mais gente pra decidir, buscando apoios”, ressaltou. Além de mais pessoas para ajudar no mutirão, os voluntários precisarão de equipamentos de proteção como luvas, máscaras, carros de mão e sacos plásticos.

O organizador da iniciativa ressaltou que “o mutirão não vai resolver a poluição do rio, mas vamos fazer nossa parte, até que chame a atenção das autoridades. O rio é nosso. O rio é lindo, patrimônio mossoroense esquecido e poluído”. Ele lembrou que ainda existem pessoas que necessitam desse recurso natural para sobreviver, como os pescadores. “Só é passar naquela ponte ali que vai pra o UPA do Alto de São Manoel. Tem gente pescando. Se estão pescando, é que ainda há vidas”, enfatizou.


Quem tiver interesse em participar da ação pode entrar em contato com Christian de Melo, através do telefone (84) 8724-5735, ou até mesmo através do perfil do próprio Christian de Melo no Facebook.

*Fonte: Jornal Gazeta do Oeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário