terça-feira, 26 de agosto de 2014

Médicos das UPAs do Santo Antônio e Alto de São Manoel abandonam escala de plantão

As Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) Conchecita Ciarlini, no bairro Santo Antônio, e Governador Tarcísio de Vasconcelos Maia, no Alto de São Manoel, têm enfrentado problemas para fechar as escalas de médicos do mês de setembro devido ao abandono de escala por alguns médicos e ausência de profissionais interessados em trabalhar nas Unidades. Durante o plantão das 13h às 19h de ontem não havia nenhum médico disponível na primeira UPA, e as equipes de trabalho orientaram pacientes a procurarem outras unidades.

"Nós encaminhamos novamente hoje as escalas com as falhas para a secretária municipal de Saúde, Leodise Cruz, e ela se comprometeu a procurar novos profissionais para fechar a escala do mês de setembro. Até lá, seguiremos tentando equilibrar os plantões de forma a não faltar médicos para a população", disse a diretora da UPA do Santo Antônio, Hugmara Araújo da Fonseca.

Já na UPA do Alto de São Manoel, apenas um médico, o diretor clínico, atendeu a crianças e adultos no plantão de ontem à tarde. A diretora da Unidade, Lindenete Saturno, conta que nos primeiros 15 dias do mês de agosto, dois dos médicos que atendem no local tiveram de se afastar do trabalho, fazendo com que faltassem médicos na UPA, pois a direção não conseguiu encontrar interessados em prestar os plantões.

"Um dos nossos médicos saiu de férias e o outro, que atende na Unidade quatro dias na semana, entrou de atestado por 15 dias. Dessa forma, tivemos dificuldades no atendimento. Hoje estabilizamos a escala do mês de agosto, mas ainda não conseguimos os médicos para plantões de setembro", afirma.

Em abril, o corpo clínico da UPA Conchecita Ciarlini entregou ao prefeito Francisco José Júnior ofício anexado de abaixo-assinado reivindicando que se igualassem as condições de trabalho nas três UPAs da cidade, caso contrário as escalas seriam abandonadas. Na época, eles disseram que havia uma sobrecarga de trabalho em relação aos plantões prestados na recém-inaugurada UPA do bairro Belo Horizonte.

*Fonte: Jornal O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário