segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Barragem Armando Ribeiro Gonçalves aumenta volume graças às últimas chuvas

O nível da água na Barragem Armando Ribeiro Gonçalves, a maior do Rio Grande do Norte e que vive a pior seca da sua história, no Vale do Açu, recebeu até agora um acréscimo de 10 milhões de metros cúbicos de água em seu volume armazenado, graças às últimas chuvas que caíram nas regiões do Vale do Açu e Seridó.

Segundo Geraldo Magela, técnico do Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), responsável pelo monitoramento da barragem, a lâmina de água já subiu cinco centímetros até a última sexta-feira, 22. O volume anima quem aguarda ansiosamente pela recuperação do volume da barragem que hoje está com nível muito baixo e que por esta razão obrigou a Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Piranhas-Assu a impor medidas restritivas de usa das águas do reservatória para prolongar a capacidade de abastecimento. Desde o ano passado, irrigantes e as populações de várias cidades abastecidas com água da barragem enfrentam o risco de desabastecimento.

Mossoró também recebe água vinda de Assu por meio da Adura Jerônimo Rosado e seria afetada com uma grave falta d'água caso o reservatório secasse.

A Barragem Armando Ribeiro Gonçalves situada em Itajá e Assu tem capacidade para armazenar 2,4 bilhões de metros cúbicos. De acordo com a última medição da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), ocorrida na terça-feira (19), a Armando Ribeiro contava com 20,14% de sua capacidade, o equivalente a 483,3 milhões de metros cúbicos de água.


*Fonte: Portal Luiz Carlos

Nenhum comentário:

Postar um comentário