quarta-feira, 5 de outubro de 2016

Genivan Vale reivindica melhorias para a área da saúde



Em sessão ordinária realizada nesta terça-feira, 4, na Câmara Municipal de Mossoró, o vereador Genivan Vale (PDT) utilizou a tribuna da Casa para reivindicar melhorias para a área da saúde do município.

Na oportunidade, o parlamentar lamentou o fechamento do Hospital da Mulher Parteira Maria Correia. “Fizemos protestos em frente àquele hospital, fomos ao Ministério Público, que já havia instaurado uma ação civil pública contra o Governo, mas, infelizmente, o Governo do Estado deu continuidade ao processo de fechamento do Hospital”, disse. 

Ele lamentou ainda o procedimento adotado pelo Governo neste episódio. “O Governo do Estado, vergonhosamente, emitiu duas notas dizendo que não estava fechando o Hospital da Mulher, enquanto trabalhava para fechá-lo”.

Para Genivan Vale, a transferência dos serviços do Hospital da Mulher para a Maternidade Almeida Castro é motivo de preocupação. Segundo o edil, o tratamento ofertado pelo Hospital da Mulher é de alta complexidade, diferentemente da Maternidade, que está sob intervenção judicial. 

“Tirar a complexidade de tratar gravidez de alto risco e levar para ser tratado na Almeida Castro, para mim, como profissional da saúde, é extremamente preocupante, porque a falta de leito que teremos lá, obrigará os profissionais a dar alta a pacientes que, com certeza, não estão prontos para deixar aquela unidade hospitalar”, concluiu.

TRANSPORTE DOS PACIENTES TRANSPLANTADOS

Outra preocupação externada por Genivan Vale (PDT) na Tribuna da Câmara Municipal de Mossoró (CMM) diz respeito à situação dos pacientes transplantados em Mossoró que precisam se deslocar periodicamente para Fortaleza (CE) para fazer o tratamento. O veículo que faz o transporte dos pacientes está suspenso devido à falta de pagamento do serviço há sete meses. 

“Vamos nesta quarta-feira, 5, ao Ministério Público para tentar solucionar este problema", diz. Ele lembrou que na última audiência realizada no MP, ficou acertado que o Governo do Estado e a Prefeitura de Mossoró fariam um convênio para que o Estado repassasse ao município R$ 60 mil por mês para o transporte destes pacientes até a instalação de um núcleo de Tratamento Fora de Domicílio (TFD) em Mossoró.  

"Queremos saber como foi feito este convênio, e se o dinheiro está sendo repassado ou não. Enfim, queremos saber por que o pagamento do transporte não está sendo feito, prejudicando o tratamento de centenas de pacientes”, destaca o edil. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário