quinta-feira, 23 de abril de 2015

Câmara Municipal de Mossoró debate sobre o Complexo Viário do Abolição

A Câmara Municipal de Mossoró realizou na manhã desta quinta-feira, 23, Audiência Pública para debater os transtornos causados pelo Complexo Viário do Abolição. Durante o encontro, foi colocado em evidência a fiscalização da obra por parte do DNIT, o perigo que o Complexo vem causando à população e os prejuízos causados a economia da cidade.

Na discussão, os edis citaram as mortes ocorridas naqueles trechos nos últimos anos, o erro na execução do projeto, a falta de iluminação e os prejuízos provocados ao comércio situado naquelas localidades em virtude do difícil acesso.

Foi questionado, também o repasse de 95% da obra, a possibilidade de ser apresentado um cronograma de execução com prazos definidos para o término da obra, além de mobilidade segura para a população.

Usando a Tribuna da Casa, o representante do DNIT, Walter Fernandes, respondeu que de fato houve erro na execução do projeto. Ele, ainda, explicou que todo projeto de engenharia admite adequação de até 25%.

"Primeiramente, esclareço a todos que todo projeto de engenharia por mais aperfeiçoado que seja, admite correção. Essa adequação pode ser de até 25%. E neste projeto houve, sim, erro de execução", disse.

Em seguida, Walter Fernandes, explicou o valor de 95% repassado pelo DNIT não é o valor da obra, e sim o valor correspondente ao repasse do convênio. Walter informou ainda que "o Governo do Estado talvez não tenha feito nenhum pagamento à empresa contratada, não sabemos".

Questionado sobre a contração da empresa, Walter explicou que "a empresa contratada e licitada, inclusive, as medições realizadas são de inteira responsabilidade do Governo do Estado".

Quanto a permanente insegurança vivida pelos pedestres, Walter assegurou que o projeto não apresenta nenhuma passarela, mas que é possível realizar esta obra. Foi citado, ainda, algumas não conformidades do projeto. "Cito a sinalização defeituosa, execução de terraplanagem não comprovada, entre outras não conformidades", disse Walter Fernandes. Ao fim não foi apresentado nenhum cronograma com prazos para a continuidade e término da obra.

Participaram da Audiência Pública, o Secretário da Infraestrutura e Habitação do Município de Mossoró, Couto Filho; Alamo Duarte, Presidente da Comissão de Mobilidade Urbana da OAB; Walter Fernandes, representando o DNIT; Allan Mota, representando o Governo do Estado; Willame Fernandes, Presidente do Sindicato Taxista; Francisco Edson, Vice-presidente do Sindicato Taxistas; Marcos Locutor, Líder Comunitário; os vereadores Genivan Vale, entre outros parlamentares.
*Com informações Assessoria da Câmara Municipal de Mossoró

Nenhum comentário:

Postar um comentário