segunda-feira, 27 de abril de 2015

Ônibus não circularão aos domingos e feriados

Alegando contenção de despesas, a empresa Sideral comunica que a partir do dia 1º de maio os ônibus da empresa não vão mais circular aos domingos e feriados. A decisão está em um comunicado afixado nos coletivos. A medida vai afetar os passageiros das linhas compreendidas pelo Vingt Rosado e Abolições.

De acordo com o gerente da Sideral, Célio Carvalho, a medida foi tomada pelo baixo número de pagantes verificados nesses dias, além da concorrência desleal dos clandestinos. Ele alega que o número de passageiros que pegam os ônibus nos dias citados acarreta prejuízo.

“Como não tem fiscalização nos fins de semana e feriados os clandestinos tomam de conta e com isso tira os passageiros dos ônibus. É uma concorrência desleal. Para se ter uma ideia, muitas vezes o coletivo, em todo o dia, não consegue levar 100 passageiros, o que durante a semana a gente não tem problema”.

Célio Carvalho ressalta que o veículo rodando no domingo ou feriado gera um prejuízo a empresa de cerca de 80% devido a falta de passageiros. “Rodar nesses dias gera um prejuízo de cerca de 80%. O que é arrecadado no dia, às vezes, não dar nem para pagar o motorista”, frisa.

Sobre as fiscalizações não ocorreram durante os fins de semana, Célio enfatiza que a empresa já solicitou a Prefeitura de Mossoró. “Eles (Prefeitura) sabem do problema e não é de hoje. Os clandestinos levam tudo no fim de semana e a gente fica com o prejuízo”, finalizou.


*Fonte: Jornal De Fato

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. Ê preciso iniciar uma modernização da mobilidade urbana mossoroense. Uma cultura, assim, de usuários de transporte coletivo deve surgi, pois os mossoroenses ainda não tem tal cultura de andar de coletivo.

    É uma questão cultural na cidade depender de moto-taxi ou de transporte próprio. É preferivel pagar mais a um moto-taxi que esperar um onibus ou pagar uma prestacao de um automovel, ainda que as contas fiquem apertadas no fim do mes.


    Porém é bem verdade não temos serviços de onibus como temos em Natal. As empresas desejam retorno para investir.


    Desta forma é preciso uma visão dos nossos vereadores, deputados e do prefeito em busca de reverte esta realidade. Pois uma união gera um debate. Em conjunto com a sociedade assim boas ideias, modernas e criativas poderão mudar tal condição.

    Mossoro não pode ter uma mobilidade urbana ainda semelhante a qual existia a 20 anos. É preciso inovar, buscar soluções para incentivar o mossoroense a andar de coletivo.

    ResponderExcluir
  3. Uma sugestão:

    Desejo começar uma pequena mudança para produzir esta cultura no mossoroense.

    Poderia-se usar informativos nas paradas de onibus avisando o usuário que horas aproximadamente a linha que ele procura deve passar.

    Se eu morasse por exemplo próximo a igreja São José e desejasse me locomover para o bairro Boa Vista. Dai eu me destinaria buscar uma parada, e se ela tivesse a informação do horário de onibus do meu lugar do destino, pelo menos aproximadamente, eu iria decidir se esperaria pelo onibus, se valeria a pena ir de onibus para O Boa Vista, ou se não valeria a pena, se seria melhor ir de moto-taxi.

    Fica ai a sugestão.

    ResponderExcluir