segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Água no lugar de gasolina?

Jucilene Mendes 

Em época de crise financeira, todo mundo quer economizar em tudo o que puder. E para quem usa o carro todo o dia, diminuir o consumo de combustível pode ajudar bastante no orçamento no final do mês. Um mecânico da cidade, já com bastante experiência em várias empresas, incluindo trabalhos fora do Brasil, está trazendo a Mossoró uma novidade que além de ajudar a economizar gasolina minimiza os danos ao meio ambiente. É o sistema de hidrogênio veicular que está sendo difundido pelo técnico em eletrotécnica, Sérgio Melo.

Ele explica que o sistema usa o gás hidrogênio para funcionamento de motores de combustão interna, à gasolina, etanol ou diesel. “É um equipamento conhecido como gerador de hidrogênio, ou seja, célula de hidrogênio. É um equipamento que funciona com água destilada, com uma e uma medição de hidróxido de sódio, entre 1 litro a 1,5 litro de água”.

O equipamento possui um borbulhador, um módulo PWM, equipamento para controle da amperagem a ser usada no gerador de hidrogênio. O sistema separa o oxigênio da água e extrai o gás, através do estado de borbulhação. “Não é ebulição, não ferve, cria bolhas quando o gás sobe, separando o gás da água”, esclarece o mecânico.

Sérgio explica como acontece o processo: “Ele vai entrar em estado de borbulhação, separando o oxigênio da água e soltando o gás. O gás vem retornando, acumula no reservatório e posteriormente o reservatório solta o gás para a queima da combustão.

Além de potencializar o combustível, o hidrogênio ainda propõe diversos benefícios para o carro e não lança poluentes na natureza.

“É um combustível de alta explosão. Mais potente do que a gasolina 20 vezes e mais explosivo do que o gás GNV 40 vezes. É tão potente que para armazenar é perigoso. Tem que ser fabricado e consumido. Não polui o meio ambiente, não estraga nada do motor, queima todo o resíduo de combustível e deixa o motor extremamente limpo, sem monóxido de carbono. A manutenção é praticamente zero”, explica Sérgio.

Sistema potencializa uso do combustível

A economia de combustível ocorre porque o sistema diminui a quantidade de gasolina para o motor e leva o hidrogênio para fazer a queima no motor. “Com um 1 litro de água destilada o carro pode andar de 270 a 240 km, dependendo da cilindrada. Em um carro 1.0 a 1.4, que anda a 90 ou 100 km/h, se ele faz 10 km com um litro de combustível, irá fazer 16 km com um litro”, diz.

Para fazer a instalação, Sérgio ressalta que o profissional deve entender de mecânica, eletrotécnica, física e conhecimento básico do sistema de eletrotécnica para fazer a manipulação dos componentes do motor. “O segredo está na montagem das placas para saber mais ou menos a quantidade de gás que será produzido por minuto. Isso fica no conhecimento de cada mecânico”, diz.

A manutenção do sistema deve ser feita uma vez por mês, quando a água é trocada e adicionadas 20 gramas de hidróxido de sódio.

O equipamento já foi instalado em veículos de 13 clientes. “O pessoal ainda não conhece, fica sempre com aquela pulga atrás da orelha, ainda tem medo, mas é totalmente seguro e bom para o veículo”, afirma.

A instalação custa cerca de R$ 1.200,00 em carros 1.0 a 1.6. O sistema também funciona em motocicletas. O mecânico explica que, nesse caso, não é necessário nem instalação, funciona só com o hidrogênio.


Fonte: Gazeta do Oeste

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