segunda-feira, 26 de março de 2012

Caern gasta 2,8 milhões somente para tirar o lixo da rede de esgoto

Os problemas causados pelos transbordamentos da rede de esgotos sanitários poderiam ser evitados em 70%, se o sistema coletor fosse utilizado adequadamente pelos usuários.

Esse cuidado diminuiria significativamente os transtornos ocasionados principalmente durante o inverno, quando o volume da água da chuva, acima do normal, alaga as ruas e se infiltra na rede de esgotos que, sobrecarregada também pelo grande volume de lixo, transborda e ocasiona a insatisfação da população, fato que poderia ser facilmente evitado.

A Companhia de Águas e Esgotos do Rio grande do Norte (Caern) gasta R$ 2,8 milhões por ano, com o serviço de desobstrução e conseqüentes consertos e reposição de tubos da rede, revela o gerente da Regional natal Sul, Lamarcos Teixeira.

Em média, são 1.500 intervenções realizadas por mês, pelas equipes de manutenção de rede da Caern, o que significa que, diariamente, são desenvolvidas 50 ações.

Em dias de chuva mais intensa, com uma precipitação pluviométrica de 40 milímetros, por exemplo, o número de obstruções sobe para 300, por causa dos fatores originários na má utilização da rede por parte da uma parcela da população.

Em Natal, a rede de coleta de esgotos sanitários tem 400 quilômetros de extensão, com diâmetro variando entre 100 e 1.000 milímetros.

*Fonte: Assessoria

Nenhum comentário:

Postar um comentário