quinta-feira, 8 de março de 2012

CF8 realiza projeto com União Europeia

NARA ANDRADE
Da Redação

Nesta quinta-feira, o Centro Feminista 8 de Março (CF8) apresentará um projeto desenvolvido em parceria com a União Europeia, que beneficiará as mulheres de comunidades pesqueiras e marisqueiras do semiárido potiguar. Segundo a diretora do CF8, Conceição Dantas, o projeto contemplará cerca de 1.250 mulheres, através de um financiamento de 920.392 euros, com uma contrapartida de 82.209 euros. Na época de lançamento do edital, o valor de cada euro equivalia a R$ 2,28.

Mossoró está entre os 11 municípios que participarão do projeto e terá cerca de 62 mulheres contempladas. O projeto também beneficiará mulheres da cadeia produtiva do pescado dos municípios.

Entre os municípios bem contemplados pelo projeto estão: Tibau, Grossos, Areia Branca, Macau, São Rafael, Carnaubais, Pendências, Porto do Mangue, Extremoz e Rio do Fogo.

A diretora do CF8 afirma que o projeto tem o objetivo de promover a inclusão social e econômica das mulheres desses municípios, envolvidas nas atividades da cadeia produtiva do pescado, que vai além da pesca, incluindo aquelas que trabalham com o beneficiamento do peixe e as artesãs, que atuam, por exemplo, na produção das redes de pesca.

Conceição Dantas conta que as mulheres dos municípios de Extremoz e Rio do Fogo têm uma importante participação no projeto, por já estarem bem avançadas na parte do beneficiamento do pescado. "Essas mulheres terão o papel de contribuir para a capacitação das demais participantes, compartilhando suas experiências", comenta.

Já as mulheres mossoroenses, que atuam em uma cooperativa que fornece alimentos para eventos, terão o papel de incluir o peixe em suas receitas e vender os produtos do projeto na feira do bairro.

"Não estamos querendo inventar nada novo, só estamos promovendo o fortalecimento da atividade com a qual essas mulheres já trabalham, construindo a inclusão da esfera produtiva e ajudando na auto-organização", frisa.

O projeto foi pensado para ajudar as mulheres que até pouco tempo não podiam participar de associações e de sindicatos. Conceição explica que a elaboração do projeto surgiu da necessidade que esses grupos têm de apoio, principalmente, porque a cadeia produtiva do peixe não é reconhecida de forma integral, prejudicando muitas mulheres que deixam de receber o benefício durante o período do defeso, quando a pesca é proibida, por não trabalharem diretamente com a pesca e sim em outras etapas da cadeia produtiva.

Segundo Conceição Dantas, anualmente a União Europeia lança editais com o intuito de apoiar vários países, e no ano passado o CF8 decidiu elaborar um projeto, inscreveu e acabou ganhando a concorrência, dando origem à parceria. Ela conta que essa foi a primeira vez que o Centro Feminista participou da concorrência e que pretende continuar participando através dos próximos editais.

Ações previstas

A diretora do CF8, Conceição Dantas, conta que uma pesquisa feita antes da elaboração do projeto, mostrou que grande parte dessas mulheres trabalha em torno de suas residências, a maioria em seus quintais, então uma das ações do projeto promoverá a estruturação desses quintais e a implementação do fundo rotativo, através do qual, as mulheres assistidas ficam responsáveis por multiplicar os benefícios recebidos por meio do projeto, com suas vizinhas.

Outra ação prevista é a campanha para a inclusão do pescado proveniente do projeto no cardápio da merenda escolar. Para isso, o projeto contará com a consultoria de uma nutricionista, mostrando a importância do peixe na alimentação das crianças.

O projeto também prevê negociações com o poder público para que a cadeia produtiva seja considera em sua integralidade.

Passeata marca Dia Internacional da Mulher

Além do lançamento do projeto em parceria com a União Europeia, que acontece durante um seminário no Centro de Treinamento Libânia Lopes Pessoa, com início às 9h e término às 17h, a programação alusiva ao 8 de Março - Dia Internacional da Mulher, conta com a realização de uma passeata pelas ruas do Centro da cidade.

Conceição Dantas afirma que a passeata promovida pela Marcha Mundial das Mulheres (MMM) tem como o objetivo dialogar com a sociedade sobre as críticas ao atual modelo social que discrimina as mulheres.

Dividida em três alas, a passeata tratará de diferentes temas. A primeira ala será vermelha e lilás e tratará da luta contra a violência e pela igualdade e liberdade das mulheres. A segunda será colorida com verde e lilás e demonstrará a luta contra a economia verde, pela terra, água e por soberania alimentar. A terceira, nas cores laranja e lilás, irá explorar a luta contra a exclusão e pela universalização das políticas públicas.

A passeata tem início a partir das 16h, saindo do seminário Santa Terezinha, em frente à Praça dos Hospitais, e contará com a participação de vários municípios da região Oeste e do Vale do Açu. Sendo esperadas cerca de 500 pessoas.

"Queremos um 8 de Março que reforce a luta das mulheres, que dialogue com a sociedade sobre a realidade das mulheres e que cobre do poder público medidas e políticas que promovam a igualdade entre homens e mulheres. Esse é o sentido do 8 de Março para Mossoró e região neste ano de 2012", conclui.

*Jornal De Fato

Nenhum comentário:

Postar um comentário