quarta-feira, 28 de março de 2012

Vistoria aos abatedouros de aves é marcada para hoje

A visita programada pelos fiscais do Instituto de Defesa e Inspeção Agropecuária do RN (IDIARN), representantes do Ministério Público (MP) e Câmara Municipal aos abatedouros de aves que foram fechados no início do mês não ocorreu ontem como estava previsto. A nova vistoria aos abatedouros ficou marcada para hoje à tarde.

Os proprietários abatedouros de aves pediram durante a reunião técnica que aconteceu na Câmara Municipal na semana passada uma nova visita aos abatedouros que foram notificados e fechados. A intenção é que pelo menos quatro abatedouros sejam reabertos nessa nova visita.

Segundo Alexandro Vasconcelos, um dos representantes dos proprietários dos abatedouros de aves, o objetivo deles com essa nova visita é que o Idiarn libere o funcionamento dos abatedouros mais estruturados até que a situação possa ser regularizada junto ao Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente (IDEMA).

"Esse aval de liberação do Idema demora de seis meses a um ano para chegar. Enquanto ela não chega nós precisamos trabalhar. Vamos fazer as adequações mais urgentes e seguir com o trabalho até a liberação chegar e ficarmos totalmente regularizados. Temos família para sustentar", dispara.

Com o fechamento de mais de 15 abatedouros, Alexandro Vasconcelos revela que cerca de 400 pessoas de forma direta e indireta estão sendo prejudicadas com a determinação severa do Idiarn. Ele garante que entende que a determinação é pensando na saúde e no bem-estar dos consumidores, mas outros fatores devem ser levados em conta. 

"Sem poder abater nos batedouros, algumas pessoas estão levando os animais para serem abatidos em estradas carroçais e locais que tem menos estrutura do que aqui. O fechamento dos abatedouros não tem ajudado a questão da saúde pública", afirma.

*Retirado do Jornal Gazeta do Oeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário