quinta-feira, 21 de junho de 2012

Menina de 12 anos de Caraúbas morre de dengue no HRTM



Os médicos do Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM), na manhã desta quarta-feira, registrou a morte da estudante Lauany Sales Sampaio Naziozeno, de 12 anos. A causa da morte, segundo a família, foi diagnóstica dengue.

A jovem, que é filha única de Luana Maria de Sales, estuda na Escola Estadual Antônio Carlos, e reside no Conjunto Haroldo Maia, em Caraúbas. Ela deu entrada no Hospital Regional Aguinaldo Pereira da Silva e fez os exames, constatando a dengue.

Segundo o diretor Alfredo José, em seguida Luana foi encaminhada para o HRTM, em Mossoró, por oferecer melhor estrutura de atendimento. Não existe leito de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) Pediatrica em local algum de Mossoró.

A menina terminou morrendo no HRTM. Em Caraúbas, a notícia deixou a sociedade chocada. O repórter Gidel Morais informa que ela começou apresentando um quadro de febre, que se agravou e terminou sendo hospitalizada, onde faleceu com parada cardio respiratória.

A família pediu que levasse o caso ao conhecimento da população, para que providências sejam tomadas no que se refere ao trabalho preventivo contra dengue e principalmente para que outras pessoas procurem um médico logo nos primeiros sintomas.

Nota de Pesar!

Gestores, Coordenadores Pedagógicos, Professores, Funcionários e Alunos da Escola Estadual Antonio Carlos comunicam com profundo Pesar o falecimento da aluna Lauane Sales Sampaio, do 6º Ano "B". Fato acontecido na madrugada desta quarta-feira, na cidade de Mossoró/RN. E se solidariza com toda a família nesse momento de dor. Portanto, convidamos a todos para se fazerem presentes ao seu sepultamento, que acontecerá amanhã (21), às 08h00min no Cemitério Público. Pedimos aos alunos que compareçam com o fardamento de nossa escola.

Equipe Gestora
Escola Estadual Antonio Carlos


Secretaria de Saúde informa que combate a dengue no município
Outro lado – A Secretaria de Saúde Juliana Carlos, de Caraúbas, informa que a morte da menina Luana a deixou arrasada. Disse que os índices de infestação predial de dengue em Caraúbas muito baixos e que os agentes de saúde e de endemias estão fechando ciclos na cidade.

Ainda conforme Juliana Carlos, “a II Unidade Regional de Saúde (II Ursap), de Mossoró, tem observado nossos números e, segundo eles, não havia necessidade da presença do carro fumacê. sempre trabalhamos com campanhas educativas”, acrescenta a secretária.

Juliana afirma que as campanhas tem alcançado bons resultados. "Eu sempre utilizo os veículos de comunicação twitter, blogs e informativos impressos...peço a parceria de todos, inclusive entramos nesse projeto ‘Ecocidadão’, em parceria com as demais secretarias da Prefeitura Municipal".
Ainda conforme a secretaria, em 2011, a Secretaria Municipal de Saúde realizou um concurso público entre as escolas do município e o tema era combate a dengue. A Escola Estadual Antônio Carlos, onde Luana estudava, participou com grande êxito deste concurso.

“Agora vamos aguardar o resultado oficial da causa morte da minina Luana, que nos deixou muito abalada, deixou a todos abalados aqui em Caraúbas”, destaca a secretaria voltando a citar que a cidade tem um dos melhores índices de combate a dengue no Estado.

Ainda hoje a Prefeitura Municipal vai divulgar uma Nota a respeito da morte da menina Luana.
*Jornal Gazeta do Oeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário