quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Sesap e município discutem possibilidade de fechamento do Hospital da Mulher

A Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) realizou ontem reunião com a secretária municipal de Saúde, Leodise Cruz, em Natal, para tratar da possibilidade de fechamento do Hospital da Mulher Parteira Maria Correia. A unidade, mantida pelo Governo do Estado, poderá ser fechada e os partos devem passar a ser realizados na Maternidade Almeida Castro, na Casa de Saúde Dix-sept Rosado (CSDR).

"Na reunião, foi discutida uma proposta alternativa que assegurará a assistência materno-infantil para as regiões Oeste, Alto Oeste e Vale do Açu, dentro do processo de regionalização da Saúde que vem ocorrendo no RN", informa a Sesap em nota.

A Sesap declara ainda que, paralela à unificação das duas unidades que atualmente realizam partos na cidade, encontra-se em execução o projeto para construção do Hospital Materno-Infantil de Mossoró, em parceria com a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (Uern). A proposta de construção do novo hospital faz parte do projeto RN Sustentável, e tem previsão de conclusão para 2018.

A reunião de ontem não contou com a participação do secretário de Estado da Saúde Pública, José Ricardo Lagreca. O Governo do Estado foi representado pela coordenadora de Operações de Hospitais e Unidades de Referência da Sesap, Milena Martins. A Sesap não informou a previsão de quando o Hospital da Mulher deve parar de funcionar e nem como será o processo de unificação com a Maternidade Almeida Castro.

O Hospital da Mulher é especializado na realização de partos de alta complexidade e recebe demanda de todos os municípios da região Oeste do Rio Grande do Norte, além de cidades do estado do Ceará e até da Paraíba. A unidade enfrentou superlotação no ano passado quando teve de atender sozinha aos partos na cidade após a CSDR deixar de realizar o procedimento.

Contatada para falar sobre os efeitos do possível fechamento do Hospital da Mulher para o município, a assessoria de comunicação da Secretaria Municipal de Saúde informou que o encerramento do atendimento na unidade já era considerado diante da construção do Hospital Materno-Infantil de Mossoró, que ainda nem começou a ser construído. Em nota, a assessoria conta ainda que a CSDR tem capacidade para realizar partos de alta complexidade, até então feitos pelo Hospital da Mulher.


*Fonte: Jornal O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário