terça-feira, 6 de outubro de 2015

Usuários cobram melhorias para o transporte público


Na manhã de ontem, 5, representantes de estudantes e comerciários se reuniram com o vereador Genivan Vale (Pros) para discutir a situação do transporte público de Mossoró. Também participaram do encontro os vereadores Lairinho Rosado (PSB) e Tomaz Neto (PDT), e dirigentes do Sindicado dos Empregados do Comércio de Mossoró (Secom), José Rodrigues e Raimunda Soares.

Durante o encontro, os estudantes e trabalhadores externaram as dificuldades e deficiências do sistema de transporte coletivo. “Houve uma redução das linhas em alguns bairros, como o Belo Horizonte, também não está mais funcionando o sistema de integração e aos finais de semana não há ônibus em vários bairros do município”, relata Luzia Mércia, que é usuária do transporte coletivo.

Após os relatos dos estudantes, foram elencados pontos para compor uma pauta de reivindicações visando melhorias do transporte público. Entre as solicitações estão a volta da integração entre as linhas de ônibus ou a volta da linha “Circular”; a instalação da bilhetagem eletrônica; a construção das paradas de ônibus; e a circulação de ônibus aos sábados, domingos e feriados em horário integral.

Também foi cobrada uma melhor aplicação dos recursos em publicidade sobre o sistema de ônibus. “Em vez de gastar milhões em mídia enganosa sobre a melhoria do transporte público, é importante utilizar os recursos publicitários em propaganda educativa e informativa sobre o sistema de ônibus”, sugere Genivan Vale.

Os usuários reivindicam ainda a fixação de placas com a relação de ônibus, bem como suas rotas e horários, e pedem que não haja aumento na tarifa dos ônibus até que seja feita uma licitação. Também consta na pauta de reivindicação que o contrato vigente entre a Ocimar e a Prefeitura de Mossoró seja cumprido na íntegra, e que seja efetivado o Conselho Municipal de Transporte Público.

Genivan Vale informa que o documento com as reivindicações dos usuários será entregue ao Secretário Municipal de Mobilidade Urbana, Charlejandro Rustayne, e ao Ministério Público a fim de que sejam tomadas providências para a melhoria do serviço. “É preciso que sejam adotadas medidas que venham a melhorar o sistema de transporte público. É inaceitável a prefeitura falar em reajuste de tarifa, sem que o serviço oferecido atenda às reais necessidades da população”, declara o vereador. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário