segunda-feira, 23 de abril de 2012

Ouvidoria SUS será implantada no Hospital Regional Tarcísio Maia no dia 2 de maio


Hoje, 23, às 9h, o diretor do Hospital Regional Tarcísio Maia, Ney Robson, vai reunir a imprensa para apresentar o novo projeto da Ouvidoria do Sistema Único de Saúde (SUS), que será implantado no hospital a partir do dia 2 de maio, dentro da política de humanização do Ministério da Saúde.
A ouvidoria do SUS vai funcionar no hospital como meio para que a população possa colocar suas necessidades, queixas ou elogios à equipe dos atendimentos, para que melhorias sejam implantadas a partir da iniciativa.
No primeiro momento, serão distribuídas quatro urnas, em pontos estratégicos do Tarcísio Maia. Para um segundo momento será planejado um local para receber os usuários, como uma sala fechada, para que esses possam expor a um profissional suas necessidades quanto ao atendimento do hospital.
Na mesma oportunidade, o diretor Ney Robson fará a apresentação dos cursos que serão realizados pelo Tarcísio Maia no mês de março, cursos esses que estão dentro da programação de aniversário de 26 anos do Hospital. Os cursos são realizados em uma parceria entre o Núcleo de Estágio e Educação Permanente (NEEP), do Hospital Regional Tarcísio Maia (HRTM) com a Universidade Potiguar (UnP).

FÓRUM – No dia 24 de abril, o Fórum Permanente de Segurança no Trânsito vai realizar a primeira reunião de 2012 em Mossoró. Este ano, apenas uma atividade foi realizada, no mês de janeiro, em Tibau. A reunião será no auditório da II Distrito de Polícia Rodoviária Estadual (II DPRE), às 16h.
Essa será a primeira do ano em Mossoró e a 12ª já realizada pelo Fórum, que foi composto o ano passado. Na reunião a pauta principal será a avaliação das atividades desenvolvidas em 2011 e traçadas metas para serem postas em prática em 2012.
O Fórum integra representantes de várias áreas sociais como Hospital Regional Tarcísio Maia, Câmara Municipal, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), líderes comunitários, movimentos sociais, organizações não governamentais, técnicos em segurança pública, Movimento pela Paz no Trânsito, entre outros.
O Fórum se baseia nos registros de entradas no Hospital Tarcísio Maia, único hospital público da região a atender vítimas de acidentes em diversos municípios. Segundo pesquisas feitas pelo Fórum Permanente, no Brasil, o ranking de mortes tem em primeiro lugar como causa o Acidente Vascular Cerebral (AVC), seguido de problemas cardíacos, e em terceiro lugar as vítimas de violência, principalmente violência no trânsito. 1,3 milhão de pessoas morrem vítimas de acidentes de trânsito a cada ano no mundo. 50% das que sobrevivem ficam sequeladas. Sequelas como membros mutilados, perda de visão, de audição. No Brasil, só em 2010 morreram 60 mil pessoas.

*Gazeta do Oeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário