quarta-feira, 12 de novembro de 2014

Câmara Municipal de Mossoró promulgará seis projetos ligados à cultura



Com a presença de representantes da classe artística, a Câmara Municipal de Mossoró (CMM) leu hoje, 12, as mensagens de veto do Executivo sobre os 12 projetos ligados à cultura. Das matérias vetadas, o Legislativo promulgará seis devido à Prefeitura ter enviado as mensagens fora do prazo regimental.

O alerta de que o Executivo ultrapassou o prazo para vetar os projetos foi feito ao pelo vereador Genivan Vale (PROS). “Após aprovado na Câmara, a prefeitura tem 15 dias, a partir do recebimento, para aprovar ou vetar o projeto. Terminado esse prazo, cabe à Casa promulgar a matéria”, explica o parlamentar. Como base nesta prerrogativa, o presidente da CMM, o vereador Francisco Carlos (PV) decidiu promulgar as matérias.

Sendo assim, serão leis os projetos que preveem a obrigatoriedade da participação de artistas locais na abertura e encerramento de shows nacionais e internacionais no município, a inclusão de músicas regionais nas emissoras de rádio, e a propagação da arte de grafite nos muros das escolas públicas municipais e dos viadutos de Mossoró. Além disso, também serão promulgados os projetos que torna o "Pingo da Mei Dia" Patrimônio Imaterial de Mossoró e que institui o Programa Ciranda de Livros nas instituições de ensino da cidade.

Os demais projetos serão apreciados pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJR). Genivan Vale, que é membro da comissão, sugeriu a apreciação dos vetos ainda na sessão de hoje, 12, no entanto, os demais membros da Comissão, Genilson Alves e Manoel Bezerra, não concordaram com a proposta. Assim, os vetos serão apreciados na próxima reunião da comissão, obedecendo ao regimento interno da Câmara.  

Genivan Vale critica os motivos apontados pelo Executivo para justificar os vetos aos projetos. “Os argumentos usados pela prefeitura não convencem. Em alguns casos, o Executivo apenas copiou e colou a mensagem de veto de outras matérias com conteúdos totalmente diferentes para embasar o ato”, declara o vereador, destacando que todos os projetos beneficiam os artistas locais.


*Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário