terça-feira, 18 de novembro de 2014

Diocese de Santa Luzia completa 80 anos evangelizando o interior do RN

A Diocese de Santa Luzia de Mossoró foi criada pelo papa Pio XI em 28 de julho de 1934, e instalada no dia 18 de novembro de 1934, há exatamente 80 anos. Sua trajetória foi muito importante para a consolidação e crescimento da religião católica no Oeste potiguar, onde atua em 56 municípios.

O primeiro bispo da diocese foi dom Jaime de Barros Câmara, que a assumiu em 26 de abril de 1936. Seu episcopado foi marcado pelas construções do Seminário de Santa Teresinha, do Abrigo Amantino Câmara, e pelo apoio a operários dos parques salineiros da região com a criação do "Círculo Operário Católico". Posteriormente assumiram a direção da Diocese de Santa Luzia, dom João Batista Portocarrero Costa, dom Elizeu Simões, dom Gentil Diniz Barreto, dom José Freire de Oliveira e dom Mariano Manzana, que atualmente é o bispo da diocese.

O historiador Geraldo Maia destaca o papel da diocese de Santa Luzia na história de Mossoró. Ele ressalta, especialmente, que a religiosidade por Santa Luzia esteve presente em toda a trajetória da capital do Oeste, e que foi a partir de uma capela em homenagem à Santa que surgiu a cidade de Mossoró.

"Em 9 de maio de 1773 foi feito o primeiro sepultamento na Capela de Santa Luzia, em uma fazenda de mesmo nome. Em 6 de outubro de 1778 é realizado o primeiro casamento na Capela. Da fazenda Santa Luzia de Mossoró surgiu o povoado e do povoado a cidade, tudo se passando ao redor da Capela. Em 1934 foi criada a Diocese de Mossoró, com solene missa celebrada pelo padre Luís da Mota, vigário da paróquia, quando o mesmo dá conhecimento aos fiéis, através da Bula Pro Ecclesiarum Ommiun, do santo padre Pio XI, da criação da diocese e elevando a Matriz de Mossoró à categoria de Catedral Diocesana", narra Geraldo Maia.

Para o padre Flávio Melo, que hoje atua na Paróquia de São João Batista, em Assú, a importância da diocese de Mossoró vai para muito além das atividades religiosas promovidas pelas paróquias. Ele comenta que a grande vitória da Igreja nestes 80 anos foi ter conseguido participar ativamente da vida das pessoas.

"Relembrar este momento é ver como forma fecundos os 80 anos de atuação da Diocese de Santa Luzia. Percebo toda a participação que temos e sempre tivemos na vida cotidiana das pessoas, e mostra que a Igreja não está voltada só para si, mas para o mundo", afirma.


*Com informações jornal O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário