domingo, 23 de novembro de 2014

Dia de Combate ao Câncer Infantil deve servir de alerta aos pais

Instituído pela Lei n° 11.650/08, o Dia Nacional de Combate ao Câncer Infantil é lembrado hoje, 23, e alerta os pais para atenções básicas que se deve ter com os filhos. Esse dia, que tem por finalidade promover ações preventivas, conscientização e educação sobre o câncer em crianças, relembra também a luta de portadores entre 1 e 19 anos contra a doença. 

O câncer é considerado a segunda causa de mortalidade infantil no Brasil, segundo o Instituto Nacional de Câncer (Inca). Em todo país, ocorreram 11.530 novos casos da doença. Em Mossoró e região existe o diagnóstico de 35 casos de câncer infantojuvenil e a principal faixa de incidência acontece entre crianças de 3 a 5 anos e na adolescência. 

"Quando fazemos o diagnóstico precoce em crianças e adolescentes, temos chances de cura que chegam a 70%, ou seja, podemos salvar a grande maioria dos pacientes. O movimento ‘Novembro Dourado’ tem apenas dois anos, mas resolvemos que vamos cair em campo e mostrar a importância desta luta", destacou a médica Edvis Serafim, pediatra oncológica do Centro de Oncologia e Hematologia de Mossoró (COHM).


A pediatra oncológica explica que os principais sintomas da doença são similares aos do câncer em adultos, o que dificulta o diagnóstico precoce. Ela destaca que manchas brancas nos olhos, crescimento exagerado do abdômen e perda repentina de peso têm de ser encaradas como fatores preocupantes pelos pais. "O melhor a fazer é encaminhar a criança imediatamente a um médico e, posteriormente, levá-la a um oncologista, que pode realizar os procedimentos mais emergenciais", aconselhou Edvis.

*Com informações jornal O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário