quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

CAPS Infantil tem atendimento prejudicado devido à falta de segurança e estrutura

Invadido por cinco vezes no final do ano passado, o Centro de Atenção Psicossocial da Infância e Adolescência (CAPS Infantil) teve parte do seu atendimento suspenso, prejudicando o tratamento de 169 pacientes. O vereador Genivan Vale (PROS) esteve ontem, 4, na unidade para verificar a situação do Centro.

Na ocasião, o parlamentar conversou com a direção do CAPS Infantil, servidores e mães de crianças atendidas na unidade. A jovem Talita Costa, que é mãe de uma criança de cinco anos que tem autismo, relata que o atendimento de fonoaudiólogos e educadores físicos foi suspenso, pois os aparelhos de ar condicionado das salas de atendimento foram roubados.

“É inadmissível que o tratamento das crianças seja prejudicado desta forma. A interrupção no acompanhamento pode fazer até com que haja piora nas crianças”, disse Talita Costa. Ela relatou ainda que há uma grande dificuldade das mães levaram as crianças para o atendimento devido à falta de ônibus.

Após as invasões, a direção da unidade instalou cercas elétricas e contratou o serviço de segurança particular para amenizar a sensação de insegurança, já que a unidade não conta com a vigilância da Guarda Civil Municipal.

A assistente social Valceli Soares contou ao vereador que a estrutura física do CAPS Infantil é deficiente para atender adequadamente todos os pacientes. A diretora da Unidade, Jamile Aguiar, complementou que na unidade falta psicólogo e enfermeiro. “Para esta última especialidade temos ainda outro problema, pois mesmo que seja contratado um enfermeiro, falta espaço no CAPS Infantil para ele atuar”, relata.

Ela destacou ainda que falta material para diversas terapias. “A última vez que veio material de forma satisfatória foi na gestão do governo de Fafá Rosado”, diz. Diante da situação, o vereador Genivan Vale se comprometeu em cobrar providências da prefeitura de Mossoró.

“Não podemos admitir que crianças tenham seu atendimento prejudicado e até mesmo suspenso por falta de estrutura e segurança no CAPS Infantil. As deficiências no atendimento podem comprometer todo o desenvolvimento destas crianças. É preciso que sejam tomadas providências urgentes para garantir um atendimento público e de qualidade a todos”, destaca o parlamentar.


*Assessoria de Comunicação

Nenhum comentário:

Postar um comentário