quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Dia Mundial do Câncer alerta sobre os cuidados para prevenir e combater a doença

Hoje é o Dia Mundial do Câncer. A data é uma oportunidade para chamar a atenção de todos para a doença que afeta milhões de pessoas em todo o mundo e, principalmente, sobre o que pode ser feito para prevenir, controlar e combater a doença.

De acordo com dados do setor de estatística do Centro de Oncologia e Hematologia de Mossoró, no ano de 2013 foram registrados mais de 900 casos da doença no município. E no ano passado, embora ainda não haja dados oficiais, a previsão é que esse número tenha aumentado.

Além da gravidade da própria doença, os pacientes com câncer enfrentam dificuldades no tratamento, que complica ainda mais o quadro. No ano de 2012 foi sancionada no Brasil a Lei n. 12.732, que determina que o paciente deve ser submetido ao tratamento do SUS em até 60 dias contados a partir do data em que for firmado o diagnóstico em laudo patológico ou em prazo menor, conforme a necessidade terapêutica do caso registrada em prontuário único. No entanto, a agilidade prevista na Lei não é vista sempre na prática.

Em Mossoró, alguns pacientes com diagnóstico de câncer chegam a aguardar até um ano para iniciar o tratamento. E depois que inicia, o tratamento corre o risco de sofrer interrupções antes do final. Um exemplo disso foi registrado esse ano, quando as cirurgias oncológicas foram suspensas por meses, prejudicando centenas de pessoas que necessitam do procedimento.

Diante das dificuldades enfrentadas pelas pessoas que lutam contra o câncer, o dia de hoje serve como um momento de conscientização para a importância do tratamento adequado. O Dia Mundial do Câncer é uma oportunidade de dizer que muito pode ser feito quando pessoas, comunidades e governos se mobilizam em torno de soluções para o problema.


*Com informações Inca e COHM

Nenhum comentário:

Postar um comentário