segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Unidade do antigo PETI do Alto de São Manoel apresenta vários problemas estruturais

Os vereadores Genivan Vale (PROS), Tomaz Neto (PDT) e Lucélio Guilherme (PTB) visitaram na manhã de hoje, 6, a Unidade de Convivência Familiar (UCF), antigo Peti do Alto de São Manoel. No local, os parlamentares puderam verificar as deficiências da unidade que atende 280 crianças e jovens, entre 4 e 20 anos.

Portas quebradas, infiltrações, lâmpadas quebradas, quadra descoberta, fiação exposta, inclusive em locais ao alcance das crianças, são alguns dos problemas estruturais identificados pelos vereadores durante a visita. O prédio é alugado e já chegou a ser interditado pela defesa civil.

Os parlamentares verificaram ainda que o espelho da sala de dança está rachado, representando um risco para as crianças. Os servidores revelaram aos edis que também há a necessidade de um banheiro adaptado para crianças no prédio.

Um dos problemas mais graves, segundo os próprios funcionários, é uma rachadura da caixa d’água que compromete parte da estrutura da unidade. O problema persiste há quase dois anos. A direção já notificou a prefeitura, através de memorandos, mas até o momento nenhuma providência foi tomada.

Devido à rachadura que causa as infiltrações, a água escorre pela parede da cozinha e da sala de dança. “Tenho medo de fica aqui (referindo-se ao cômodo utilizado como cozinha) e o teto desabar a qualquer momento”, confessa uma das servidoras que preferiu não revelar seu nome, com medo de represálias.

O cômodo que a servidora se referiu é uma área de serviço que está sendo utilizada como cozinha. O próprio espaço é um problema à parte. As paredes estão rachadas, o piso apresenta problemas, sem contar as infiltrações. Também não há local específico para guardar panelas, e os utensílios domésticos ficam guardados praticamente no chão, em um armário improvisado.

“Sabemos que não é o local ideal, mas é o espaço que temos, infelizmente. Mesmo com todos os problemas, não deixamos de oferecer comida de qualidade para as pessoas atendidas na unidade. Fazemos o possível para atender bem as crianças e jovens, dentro dessas limitações”, diz a servidora.
Mesmo com toda a dificuldade estrutural, os servidores se empenham para oferecer o melhor para as pessoas atendidas. Recentemente, a diretora buscou uma parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai) para oferecer curso de costura para a comunidade. São duas turmas, nos turnos matutino e vespertino, beneficiando diretamente cerca de 50 pessoas.

O vereador Genivan Vale documentou toda a visita para cobrar da Prefeitura de Mossoró providências para resolver a situação. “É preciso que sejam feitos reparos urgentes na estrutura da UCF, antigo PETI. Essa rachadura é um perigo. A estrutura está cheia de infiltrações e corre o risco de desabar a qualquer instante, e atingir alguma criança atendida na unidade. Tem que ser tomada uma atitude urgente, antes que alguma tragédia aconteça”, alerta o edil.

Durante a visita, Genivan Vale elogiou o empenho dos servidores da UFC, que mesmo com todas as dificuldades e problemas estruturais fazem além das suas possibilidades para oferecer um serviço satisfatório para as crianças e jovens atendidas na unidade.


*Assessoria de Comunicação




Nenhum comentário:

Postar um comentário