Aproximadamente
nove em cada dez municípios brasileiros não atingiram o percentual mínimo de
alunos com desempenho adequado em matemática no 9º ano do ensino fundamental,
segundo os parâmetros do movimento Todos pela Educação para 2013. De acordo com
os dados, 10,8% dos municípios atingiram a meta intermediária calculada para
que, em 2022, bicentenário da Independência do Brasil, pelo menos 70% dos
alunos tenham aprendizado adequado.
O
Todos pela Educação considerou os resultados da Prova Brasil de 2013, os
últimos disponíveis. Em matemática, 10,8% atingiram a meta intermediária. Em
português, esse percentual foi 29,6% dos municípios. As metas variam de acordo
com o ano, a disciplina e a localidade.
Desde
2011, a organização tem verificado a queda no percentual dos municípios que
conseguem cumprir as metas intermediárias em ambas as disciplinas. Para se ter
ideia, em 2009, 83,7% dos municípios cumpriram a meta para o ano em português
no fim do ensino fundamental e 42,7%, em matemática.
"Não
é que os municípios estejam piorando, mas o que estamos observando é que não
estamos melhorando", analisa a coordenadora-geral do Todos Pela Educação,
Alejandra Meraz Velasco. "Isso acende um alerta. Tinha-se a expectativa de
que os bons resultados que vêm sendo observados nos anos iniciais teriam
repercussão nos anos finais, que começariam a melhorar, mas não é isso que vem
se verificando. Chega ao ensino médio um aluno que não tem condições de
acompanhar a etapa", acrescenta.
Nos
anos iniciais do ensino fundamental, segundo o movimento, 48% dos municípios
atingiram a meta intermediária para o ano em português e 61,7%, em matemática,
com base no desempenho do 5º ano.
*Fonte:
Com informações da Agência Brasil
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