Hoje,
no Brasil, é comemorado o Dia do Homem, data que para muitos passa
"despercebida", mas que tem como objetivo chamar a atenção da
população masculina para a necessidade de cuidados com a saúde. De acordo com
dados do Ministério da Saúde (MS), os homens vivem em média 7,6 anos a menos
que as mulheres, além de se envolverem mais em acidentes de trânsito, casos de
violência e procurarem menos os consultórios médicos.
"Esse dia tem como objetivo incentivar os homens a cuidar da própria saúde de forma preventiva, com acompanhamento do médico especialista, o urologista, assim como fazem as mulheres. Se todos tivessem essa consciência, com certeza o número de mortes na população masculina iria ser reduzido", disse o urologista Hallison Castro.
Amanhã, 16, a Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap) vai promover o "Circuito da Saúde do Homem", com programação voltada aos servidores na sede da Sesap. Serão feitos testes rápidos de sífilis e HIV, verificação de pressão e avaliação nutricional dos trabalhadores da saúde, além de palestras sobre importância dos cuidados com a saúde física e mental, ministradas por equipe técnica do órgão.
A Secretaria solicitou que todas as Unidades Regionais de Saúde Pública (Ursaps), e equipes técnicas dos municípios também realizem atividades e ações educativas relacionadas à saúde do homem, durante este mês.
Visando qualificar linhas de cuidados específicos com a saúde da população masculina, em 27 de agosto de 2009, através da Portaria nº1.944, foi instaurada a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem, que tem as ações de atenção básica de saúde como principal instrumento.
*Fonte: Jornal O Mossoroense
Nenhum comentário:
Postar um comentário