quarta-feira, 6 de maio de 2015

Medicamento único para Aids chega ao SUS

Foram R$ 36 milhões investidos em 7,3 mil pílulas que, ao longo do ano, beneficiarão cem mil brasileiros portadores do vírus HIV, que agora poderão adquirir em medicamento único o combinado de drogas para combater a imunodeficiência, informou o site do Departamento de DST (15/1). O Ministério da Saúde enviou para todos os estados e municípios do país os lotes do medicamento, previsto no Protocolo Clínico de Tratamento de Adultos com HIV e Aids. 

Os três medicamentos, Tenofovir (300 mg), Lamivudina (300 mg) e Efavirenz (600 mg), já eram distribuídos pelo SUS separadamente. A unificação representa melhor adesão ao tratamento devido à praticidade e boa tolerância pelo paciente. A nova formulação, produzida nacionalmente, é distribuída por Farmanguinhos/Fiocruz e passa a integrar o grupo dos 12 medicamentos desenvolvidos no Brasil, dos 22 que compõem o coquetel.

Existem, hoje, 518 Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA), 712 Serviços de Assistência Especializada (SAE) e 724 Unidades de Distribuição de Medicamentos (UDM). As Unidades Básicas de Saúde aos poucos incorporam a política de atenção aos pacientes vivendo com aids e HIV. O número de pessoas infectadas no país gira em torno de 734 mil habitantes, e o percentual de diagnósticos é de aproximadamente 80%. Apesar de o Brasil apresentar boa performance no combate à doença quando comparado à média global, o número da população masculina infectada na faixa etária de 15 a 24 anos apresentou aumento de 120% no período de 2004 a 2013.


*Fonte: Resvista Radis

Nenhum comentário:

Postar um comentário