sexta-feira, 15 de maio de 2015

RN é o estado que menos cumpre a Lei de Acesso à Informação

O Rio Grande do Norte ocupa a última posição do ranking de cumprimento da Lei de Acesso à Informação, segundo levantamento feito pela Controladoria-Geral da União (CGU). Os estados de São Paulo e Ceará foram apontados pela CGU como os mais transparentes na comparação com as demais unidades da federação. No ranking que avalia o cumprimento da Lei de Acesso à Informação, Amapá e RN ficaram nas últimas colocações.

Elaborado pela CGU, o "Escala Brasil Transparente" analisou 492 municípios com até 50 mil habitantes, incluindo todas as capitais. Todos receberam notas de zero a 10 pontos, baseadas em dois critérios: regulamentação da Lei de Acesso e efetiva existência do serviço de informação ao cidadão.

São Paulo e Ceará obtiveram nota máxima, seguidos por Paraná, Sergipe, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Já o Rio Grande do Norte e o Amapá obtiveram nota 0, de acordo com os critérios de avaliação da controladoria.

Neste sábado (16), a vigência da Lei de Acesso (Lei 12.527/2011) completa três anos. Segundo a CGU, o poder executivo federal já recebeu mais de 270 mil solicitações de informações desde a vigência da lei. Das solicitações, 98,33% das solicitações já foram respondidas, sendo que o tempo médio de respostas foi de 13,88 dias - a lei prevê um prazo de 20 dias, prorrogáveis por mais 10.


*Fonte: Jornal O Mossoroense

Nenhum comentário:

Postar um comentário